Iniciou em Cacoal nesta quarta-feira (21) a substituição das árvores Ficus, retiradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) por oferecerem riscos à população e por obstruírem a rede de esgoto. Os trabalhos foram iniciados pela avenida Amazonas, onde estão sendo plantadas mudas de Ipê, mas vão chegar a todas as ruas e avenidas do município, onde os Ficus foram retirados. Além de embelezar a cidade, as mudas mantêm o índice de arborização de Cacoal entre os maiores do Estado.

O planejamento de substituição das árvores que ofereciam riscos à população por estarem apodrecidas ou que entupiam a rede de esgoto havia sido feito ainda em 2017, quando a Prefeitura de Cacoal decidiu pelas mudas de Ipê e outras essências e começou a produzi-las.

As marginais da BR-364, nos locais onde algumas árvores foram retiradas, também receberão as mudas. Em locais, como a Avenida Belo Horizonte, serão plantadas mudas de Palmeira Imperial, mantendo as características de cada via.

De acordo com o planejamento feito pela Prefeitura de Cacoal, durante todo o período de chuvas haverá a substituição das árvores. Em razão do estágio logo após o plantio ser decisivo para o crescimento da planta, os técnicos da SEMMA pedem que a população ajude a cuidar, evitando vandalismo e que as mudas sejam quebradas.