A Prefeitura de Cacoal, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realiza nesta sexta-feira (23) uma série de atividades educativas relacionadas ao trânsito na Praça Municipal a partir das 18h30. É a primeira ação direcionada a crianças e às famílias depois do início das aulas, no último dia 15, e a intenção é que um grande público compareça. Filmes, dinâmicas e outras atividades lúdicas serão oferecidos, como informou o titular da Semttran, Paulo Sityá.

Ainda de acordo com o secretário, as crianças poderão assistir aos bonecos do Detran, à  apresentação dos cães da Polícia Militar, filmes educativos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), explicações sobre o teste do bafômetro (etilômetro) e orientações sobre ações no trânsito.

Ações desse tipo aproximam a comunidade e tem reflexos para o futuro e também imediatos, já que as crianças cobram o bom comportamento dos pais, que são exemplo aos filhos, disse o secretário.

De acordo com a diretora da Circunscrição Estadual de Trânsito (Ciretran) de Cacoal, Maura Prado, o objetivo é também demonstrar à comunidade que o Detran e a Semttran não trabalham somente de forma repreensiva, mas que há também ações na parte educativa e preventiva. Segundo ela, muitas outras atividades importantes serão apresentadas à comunidade, além da integração com as crianças, o que é fundamental para um trânsito melhor no futuro.