O Horto Florestal de Cacoal mantém a produção de mudas de várias essências para que seja distribuída de forma gratuita à população. Há mais de 20 anos funcionando na área da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), as mudas são uma forma de contribuir com o meio ambiente e também de melhorar a arborização urbana, já que as mudas são utilizadas pela própria SEMMA para plantio na cidade.

De acordo com o responsável pelo Horto Florestal de Cacoal, Valdir Manzoli, as pessoas podem buscar as mudas de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Mais de 60 espécies são cultivadas, desde o plantio da semente até a entrega à população. Mudas que foram plantadas neste mês de fevereiro serão entregues à população em novembro, no início da época das chuvas, disse Valdir Manzoli. Desde a preparação da terra que é utilizada nas sacolinhas, até a formação dos canteiros e a coleta de sementes, que é feita nas linhas rurais, tudo é feito pelos servidores que trabalham no Horto Florestal de Cacoal.