A Prefeitura de Cacoal passará a oferecer internet banda larga em localidades da zona rural e como critério utilizou as escolas rurais, que serão base para o serviço a toda comunidade em um raio de cinco quilômetros a partir da instalação da antena. A internet será disponibilizada por meio de adesão ao Programa Gesac, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que divide responsabilidades com a Prefeitura.

Levar internet a toda comunidade é uma das metas da atual gestão municipal, que ainda em novembro de 2017 instalou internet livre na praça municipal, democratizando a conectividade no município.

Ampliando a oferta de internet, a Prefeita Glaucione Rodrigues encontrou no Programa Gesac um meio para que o serviço fosse levado à zona rural. As escolas indicadas pela administração municipal para que sejam base para a internet são  Anita Garibaldi (Linha 12), Claudio Manoel da Costa (Rodovia 383), Cruzeiro  do Norte (Linha 21), João de Deus (Divinópolis), José Mauro de Vasconcelos (Setor Prosperidade), Maria Montessori ( (Linha 10), Monteiro Lobato (Linha 11), Pedro Alvares Cabral (Linha 9), Presidente Médici (Linha 10) e Santos Dumond (Linha 7).

Os prazos para que a implantação do serviço seja iniciada ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que haja celeridade na execução.