O ano de 2018 promete ser intenso para os desportistas da modalidade de handebol, graças ao novo formato do Campeonato Rondoniense, que nesta edição esta dividido em duas regionais e duas etapas a serem disputadas. O Campeonato Rondoniense de Handebol deste ano foi dividido em regional 1 e regional 2. Na regional 1 ficaram na chave duas equipes de Porto Velho, a equipe de Guajara-Mirim e uma equipe convidada da cidade de Humaitá, no Amazonas. Já na regional 2 esta a equipe de Cacoal , a equipe de Rolim de Moura, a equipe de Ji-Paraná e a equipe de Nova Brasilandia, sendo que as duas melhores equipes classificadas das regionais após as duas etapas passam para a fase final com quatro equipes. A 1ª etapa da competição na regional 2 está prevista para ocorrer nos dias 12 e 13 de maio em Cacoal.
A Prefeitura de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (AMEC), se fez presente na reunião que aconteceu no dia 6 de Abril, com os representantes da Federação Rondoniense de Handebol e representantes das demais equipes participantes onde ficou definido o calendário da modalidade deste ano, também foi definido os representantes da Liga Norte no naipe feminino, que nesta edição acontecera na capital com data prevista para outubro. A equipe de Cacoal foi contemplada com uma das vagas devido ao desempenho no estadual do ano passado, já a equipe masculina ainda aguarda uma vaga para a competição que será realizada no Acre este ano.