Na noite desta segunda-feira o Centro Regional em Saúde do Trabalhador de Cacoal (Cerest) realizou na Câmara Municipal de Cacoal a abertura da 1ª Semana de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (Sipat), que acontece até a próxima sexta (27). A programação é aberta sempre às 19 horas no auditório da Câmara, onde serão abordados diversos temas, voltados à segurança do trabalhador.

A Sipat está relacionada à Campanha Nacional do Abril Verde, voltada à prevenção a acidentes de trabalho. Já na abertura do evento foram citados relatos de experiências com a intervenção in loco do Cerest que tiveram resultado positivo. Na terça (24) o tema será “a integralidade do cuidado do acidente de trabalho e as doenças ocupacionais na rede SUS”. Na quarta (25) “O trabalho em turno e a alteração na saúde do trabalhador” será abordado e na quinta (26) “a atuação judiciária na saúde do trabalhador frente a reforma trabalhista”. No encerramento, sexta (27), o tema será “a NR 35 e o trabalho em altura na relação de produtividade e segurança da atividade”.

Na abertura da 1ª Sipat, participaram a Secretária Municipal de Saúde, Joelma Sesana; a Chefe de Gabinete, Penha Simão- representando a administração municipal-, a gerente do Cerest, Selma Correia Lima, servidores do órgão e representantes da sociedade Civil. O evento é aberto a trabalhadores de toda a região e a acadêmicos.