Teve início no último fim de semana, com seis partidas no sábado, 26, e mais seis no domingo, 27, a 17ª edição da Taça Padre Ezequiel Ramim de Futebol Rural de Cacoal.  A taça que neste ano conta com a participação de 24 equipes é uma das mais tradicionais competições de futebol amador de Rondônia.

A competição é promovida pela Prefeitura de Cacoal, através da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec). A abertura oficial do torneio aconteceu no sábado, pouco antes do início da partida entre a equipe do Corinthians da Linha 13, campeã da última edição do torneio, e o time Baianos da Linha 10, e terminou empatada por 1 a 1.

O diretor da Amec, Weliton Nunes, lembrou que o campeonato é das umas importantes competições da zona rural no estado e mobiliza um grande número de pessoas, principalmente na zona rural. “A Taça Padre Ezequiel Ramin é uma competição que envolve mais de 240 atletas e cerca de 50 dirigentes de equipes. Esses são alguns dos números que fazem dela uma das melhores e mais competitivas competições amadoras de Rondônia”, aponta.

A cerimônia foi prestigiada também pelo vice-prefeito Cirone Deiró, que parabenizou os organizadores e os atletas participantes pela seriedade que tratam a competição. “Como empresário e desportista sempre acompanhei e apoiei as competições esportivas no município. E a Taça Padre Ezequiel Ramin, por ser a maior competição rural de Cacoal é tratada com muito carinho e respeito. Por isso, desejo sorte a todos envolvidos, para que todo ocorra dentro do planejado”, expõe.

Origem:

A Taça Padre Ezequiel Ramin de Futebol foi criada no ano de 2001 pelo professor de Educação Física, Adão Venzel do Nascimento, para homenagear o religioso que empresta o nome a competição, assassinado no município na década de 1980. Ao falar sobre a criação Adão Venzel, disse que ela foi criada pensando em homenagear alguém com atuação em favor da população da área rural. “Sempre tive a preocupação em levar entretimento e lazer para a população do campo. E para  homenagear o Padre Ezequiel Ramin, que uma pessoa que morreu defendendo os trabalhadores rurais, ao coloquei o nome dele nesta competição”, explica.

A competição está divididas em seis grupos com três equipes cada:

A – Corinthians Lh13, Flamengo Lh10, Serra Azul Lh09, Baianos Lh10

B – Nova União Lh10, Democrata Lh10, Flamengo L11, Inter. Pavani Lh06

C – Brasilzinho Lh10, Barreiros Lh11, Aliança Lh12, Cruzeiro Lh04

D – Cruzeiro Lh10, Barc. Suruí Lh06, Juventude Lh06 ”B”,Chapecoense Lh09

E – Barcelona Lh08 “B”, Carajás Lh13, Linha Vinte e Um, Flamengo Lh09

F – Juventude Lh06 “A”, Barcelona Lh08 “A”, Palmeirinhas Lh10 “A” e “B”

Na primeira fase serão disputadas três rodadas, onde as duas melhores equipes de cada grupo avançam para a próxima fase