Juventude e Riozinho jogam pela abertura do Campeonato Municipal neste domingo

Neste domingo (24) acontece a abertura oficial do Campeonato Municipal de Futebol, realizado pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (AMEC), com partida entre o atual campeão da competição Juventude da Linha 06 contra a equipe Riozinho/Pirâmide.
Simultaneamente outras oito partidas estarão acontecendo nos campos de futebol do município, completando assim a primeira rodada da competição, são elas:
Categoria Aspirante.
Grêmio x Laranjeiras – Estádio Aglair Tornelli (13h45)
Corinthians da Linha 13 x Josino Brito – Centro Esportivo (13h45)
Luverdense x Village do Sol – Campo do Fiovo (13h45)
Bandeirantes x Real Cacoalense – Campo do Londrina (13h45)

Categoria Titular.
Cruzeiro da Linha 10 x Laranjeiras – Estádio Aglair Tornelli (15h45)
Corinthians da Linha 13 x Josino Brito – Centro Esportivo (15h45)
Luverdense x Village do Sol – Campo do Fiovo (15h45)
Bandeirantes x Sports – Campo do Londrina (13h45)

Quatro outras partidas, sendo duas pelo titular e duas pelos aspirantes, anteciparam a primeira rodada com os seguintes resultados.

Aspirantes.
São Vicente 03 x Londrina 00 – Campo do São Vicente
Cruzeiro da Linha (6) 01 x 03 Real Madri – Campo da Sucam

Titulares.
São Vicente 06 x Londrina 01 – Campo do São Vicente
Cruzeiro da Linha (6) 01 x 03 Cor. Novo Horizonte – Campo da Sucam

A abertura oficial entre Juventude e Riozinho, acontecera no campo do Village do Sol a partir das 15h30 pela categoria titular, antecedendo esta partida as mesmas equipes se enfrentam pela categoria aspirante a partir das 13h45. A organização da competição desde já convida toda população de Cacoal para prestigiar os jogos em qualquer um dos lugares de sua realização.

Cancelamento de certificado acaba com incertezas sobre usina no Riozinho

Com o objetivo de acabar com informações desencontradas e que estavam causando preocupação na população, a Prefeita Glaucione Rodrigues anunciou em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (21), a suspensão do Certificado de Manancial, ainda que este documento não autorize a instalação da usina de carbonização de resíduos sólidos no Riozinho, motivo das informações desencontradas. Reforçando o compromisso de trabalhar para o bem da população, a Prefeita falou que se reuniu com representantes do Ministério Público e com técnicos ambientais e, diante de todas as incertezas sobre impactos da indústria na saúde pública, decidiu pela suspensão do certificado para deixar a população mais tranqüila, ainda que este documento não autorizasse a instalação.

A Prefeita esclareceu ainda que a usina iniciou o processo de operação em 2014, ou seja, não é um processo recente, como algumas pessoas, utilizando as redes sociais, quiseram dar a entender. Sobre laudos técnicos que tragam segurança sobre os impactos, Glaucione Rodrigues já solicitou que sejam apresentados à administração municipal e que, embora veja a geração de empregos como fator positivo, jamais admitirá a instalação de um empreendimento que possa causar problemas de saúde, por menos graves que sejam, ainda mais quando se fala de uma doença grave.

O licenciamento de instalação da usina é atribuição da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e não compete à Prefeitura nenhum documento similar. O Certificado de Manancial, em síntese, atesta a distância entre o empreendimento e rios ou manciais. Outro certificado municipal, o de postura, trata da edificação. Contudo, é preciso esclarecer, como afirmou a Prefeita Glaucione, que não é atribuição do município o licenciamento de empreendimentos de alto impacto, como a usina de lixo.

Ao final, a Prefeita garantiu à população que não tomará medida alguma sem amparo técnico, segurança jurídica e sem ouvir os cacoalenses, para os quais diz continuar trabalhando para que possam ter dias melhores.