Vacina contra gripe segue até 20 julho

Vacina foi ampliada também para crianças de até 9 anos.

Em Cacoal, as pessoas que fazem parte do público-avo têm até o dia 20 de julho para se vacinar contra a gripe. Crianças, gestantes e mulheres pós-parto são os públicos que estão com a cobertura vacinal mais baixa.  Agora, a vacina também foi ampliada para crianças de até 9 anos.

Segundo a coordenadora de imunização Vânia Schmitti, mesmo com a prorrogação do prazo, o município não conseguiu atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de imunizar pouco mais de 20 mil pessoas. “Infelizmente, mesmo com as várias ampliações, não conseguimos atingir nossa meta que é vacinar 90% do público-alvo”, revela.

Crianças, gestantes e mulheres pós-parto são os grupos que estão com a cobertura vacinal mais baixa.  Ainda, de acordo com Vânia, desde a última segunda-feira (9), a vacina foi ampliada também para crianças de até 9 anos. Além disso, as crianças menores de dois anos recebem a vacina em duas doses, sendo que segunda dose é dada 30 dias após a primeira. “Nesse caso, a criança só ficará protegida após receber as duas doses”, esclarece.

Sarampo

Vânia Schmitti explicou que na próxima semana será realizada uma reunião com a equipe de imunização do Estado, onde será definido o calendário de imunização contra doença município e o público que dever ser vacinado.

Locais de vacinação:

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h 30 às 12h 30, nas Unidades Básicas de Saúde no e no Ambulatório em frente ao Hospital Municipal Materno Infantil. Os locais funcionam das 7h30 até o meio dia e meia. Para receber a dose é importe a apresentação dos cartões SUS e de vacina.

Aquisição de alimentos da agricultura familiar tem grande reforço em Cacoal

A Prefeitura de Cacoal ampliou a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Aproximadamente R$ 680 mil foram destinados, por meio do processo nº 940/2018, para a compra da Cooperativa Agropecuária de Produtores Agricultores Familiares de Cacoal (Coopercacoal). Antes deste processo, as aquisições da agricultura familiar em Cacoal tinham valor em torno de R$ 20 mil, o que indica uma valorização dos produtores pela atual administração municipal.

A destinação dos recursos para a compra dos produtos foi feita por meio de Chamada Pública e tem o objetivo de atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Produtos como tomate, salsa, cebolinha, couve, alface, frutas, bolachas e polpas de frutas serão adquiridos dos produtores familiares e destinados à merenda escolar.

A medida é uma das formas da Prefeitura de Cacoal de aprimorar a qualidade da alimentação oferecida às crianças da Rede Pública Municipal de Ensino. Esse aprimoramento é feito com a capacitação das merendeiras, como aconteceu nesta terça-feira (10), em curso ministrado pela nutricionista Melina Melo, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Com esses investimentos, a alimentação escolar em Cacoal vai melhorar ainda mais, na opinião da nutricionista.

NOTA DE PESAR

Uma perda irreparável. O falecimento do ex-senador e ex-deputado federal, Rubens Moreira Mendes, deixa uma lacuna que jamais será preenchida na história política de Rondônia. Homem público honrado e que prestou relevantes serviços ao Estado e ao Brasil, Moreira Mendes, como era mais conhecido, deixou a vida na madrugada desta quarta-feira, após dura batalha contra o câncer. Aos familiares fica nosso desejo de que as lembranças sejam conforto e que Deus, na Sua infinita bondade, dê a todos a força necessária para superar o momento de dor.