Prefeitura de Cacoal transmite licitações ao vivo e amplia transparência de seus atos

A Prefeitura de Cacoal tem conseguido obter sucessivas ampliações de nota de transparência de seus atos pelos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas (MPC) e Controladoria-Geral da União (CGU), saindo de 3,75, no final de 2016, para 92,99, em abril deste ano, quando foi feita a última avaliação. Além de melhorias no Portal Transparência, a administração municipal tem inovado, indo além das exigências dos órgãos de controle, transmitindo ao vivo pelos canais oficiais em redes sociais, as maiores licitações, que também podem ser acompanhadas pelo Portal Transparência.

Na última quarta-feira (11), foi transmitida a Concorrência Pública 02/2018, no valor de R$ 3.308.000,00, para a construção do Centro de Reabilitação (CER) II e no dia seguinte outra Concorrência Pública (04/2018), desta vez destinada à aquisição de pavimentação asfáltica, na qual serão investidos R$ 28.327.000,00 pela Prefeitura de Cacoal.

Outras transmissões estão programadas, dando a oportunidade de que toda a população possa acompanhar as compras da administração pública. Na próxima segunda (16) será licitada obra de pavimentação asfáltica, na  qual serão aplicados mais de R$ 8 milhões e no dia 14 de agosto outra obra importante será licitada. Trata-se da construção do Hospital Municipal, pela qual serão aplicados mais de R$ 19 milhões.

Dessa forma, por determinação da Prefeita Glaucione Rodrigues, todas as maneiras de ampliar a transparência dos atos públicos estão sendo buscadas, sempre com o objetivo de levar à população as informações no que se refere à administração municipal de Cacoal.

Economicidade ajuda a manter contas públicas em dia em Cacoal

Relatório da Superintendência de Licitações da Prefeitura de Cacoal mostra que a economia das aquisições feitas pela administração municipal em 2017 foi superior a R$ 8 milhões. Essa economia é obtida quando o valor da compra é subtraído do valor estimado no processo licitatório. Assim, o total estimado em 2017 para as compras da Prefeitura foram de R$ 51.979.776,03 e o valor final foi de R$ 43.891.962,95, demonstrando o empenho da atual gestão municipal em buscar sempre a economicidade.

Desse montante economizado, a maior parte foi dos Pregões Eletrônicos (R$ 7.034.271,06), seguidos pelas Tomadas de Preço (R$ 546.620,82), Concorrência Pública (474.921,22) e Chamamento Público (R$ 11.999,98).

Esses foram os maiores valores, mas mesmo nas compras menores, a determinação da Prefeita Glaucione Rodrigues é para que a economia de recursos seja meta permanente. Diante de todas as dificuldades financeiras, pelas quais passam a maioria dos municípios de Rondônia e do Brasil, economizar é uma das maneiras de garantir que a população de Cacoal continue tendo os serviços públicos de qualidade à sua disposição e, entre outros pontos, garantindo que as contas públicas de Cacoal se mantenham em dia, como estão.