Tendo como foco a liberação de créditos para a criação ou manutenção de pequenos negócios com empréstimos a juros baixos, o Banco do Povo vem se consolidando em Rondônia, com agencias em diversos municípios. Em Cacoal, por meio de uma parceria entre o Governo de Rondônia e a Prefeitura, agora a agência da entidade financeira está funcionando nas dependências da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict).

Desde sua inauguração no município em dezembro de 2012, a agência funcionava no prédio da Associação Comercial e Industrial de Cacoal (Acic), porém, desde o começo do mês de julho, os atendimentos foram transferidos para as dependências da Semict. De acordo com o secretário responsável pela pasta, Gustavo Reis, a parceira entre a prefeitura e o banco, tem por  objetivo fortalecer as ações de apoio aos pequenos empreendedores do município. “Seguindo a orientação da prefeita para se criar mecanismo de apoio a nossa população, em especial aos pequenos empreendedores, várias parcerias estão sendo fechadas,  como esta com o Banco do Povo, que tem um importante papel no fomento da economia, devido a liberação de créditos com juros baixos”, explica.

O Banco do Povo é um programa do Governo de Rondônia, que tem por objetivo de impulsionar microempreendedores na área urbana e rural.  Os valores para empréstimos variam de R$ 300 até R$ 10 mil e as taxas de juros são menores que a média de mercado. Devido à facilidade e pouca burocracia, o Banco do Povo atende uma faixa da população que normalmente não tem acesso às linhas de crédito dos bancos tradicionais. Com juros subsidiados pelo governo estadual.

A agente de crédito Eliane Santos, a agência oferece a possibilidade de descontos quando o pagamento for antecipado. Além disso, o pagamento dos empréstimos pode ser dividido em diversas parcelas. “Qualquer pessoa pode conseguir o empréstimo, desde que tenha o nome limpo e algum bem para ser usado como garantia. Também estamos com uma linha especial para produtores rurais, onde os juros que já são baixos caem pela metade”, revela.

A agencia do Banco do Povo está localizada na Avenida Amazonas, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.