Com a participação de 18 mil pessoas nos dois dias de evento, que estiveram na Praça Municipal e na quadra da rua Anísio Serrão, em frente ao prédio da Prefeitura do Município para acompanhar as variadas atrações, a 1ª Festa do Café de Cacoal, realizada no último fim de semana superou todas as expectativas dos organizadores.

No domingo, 29, o público conheceu e vibrou com as candidatas a Rainha do Café, que levaram para a passarela uma mistura de beleza, charme e simpatia. Ao fim dos desfiles os jurados elegeram Larissa Campana como a Rainha da 1ª Festa do Café; Tamires Rossow Koke ficou com o título de 1ª Princesa, e a faixa de 2ª Princesa ficou com Letícia dos Santos Souza.

Organizada para resgatar a celebração da cultura cafeeira com toda a população, a festa que teve a cobertura jornalística para todos os estados da Amazônia Legal, uniu a tradição à tecnologia, com homenagem aos pioneiros e a apresentação novas tecnologias que visam impulsionar ainda mais a produção e a qualidade do grão no município, do qual a Prefeita Glaucione Rodrigues espera que seja a principal fonte de arrecadação do município no futuro.

“Temos aqui uma pérola que é a melhor do mundo, o café robusta, por isso é necessário investir em tecnologias para agregar valor ao produto final. Também precisamos trabalhar isso a fim de  garantir divisas a nossos produtores e para o município”, expõe.

Além do concurso para a escolha da rainha e das princesas da festa, o evento que foi promovido pela Prefeitura em parceria com diversas empresas privadas e entidades públicas, que expuseram seus produtos e serviços durante os dois dias de festividades, o público teve acesso a praça de alimentação e aos stands da agroindústria, agronegócios, artesanato, entre outros. Os visitantes puderam acompanhar ainda atividades esportivas e recreativas como zumba, passeio ciclístico e trilha de motos, apresentações artísticas e culturais, e shows musicais com artistas da região. No evento foi realizado também a  assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Cacoal  e a  ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – Projeto de Indicação Geográfica do Café de Rondônia.

Para a Prefeita Glaucione Rodrigues, todos os esforços da administração municipal para que a festa fosse realizada valeram à pena e a participação popular é uma demonstração de que agradou à população. A Prefeita lembrou ainda que sem os parceiros da iniciativa privada, aos quais agradeceu intensamente, a festa não seria possível e que para as próximas edições a intenção é buscar um local mais amplo, em razão do grande público, de Cacoal e das cidades vizinhas.