Em palestra no Profaz, Prefeita destaca modernização e transparência

A prefeita de Cacoal Glaucione Rodrigues foi uma das convidadas para palestrar no 5º Encontro Técnico do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz), que teve início na segunda-feira (30) e segue até a sexta-feira (3), no auditório da Faculdade Unesc. Durante sua fala, Glaucione destacou algumas das ações adotadas pela administração municipal para melhorar a arrecadação, sem penalizar os contribuintes com cobranças exorbitantes ou criação de novos tributos.

Durante seu pronunciamento no encontro, a chefe do poder executivo de Cacoal destacou os setores que antes apresentavam uma arrecadação bem abaixo para a realidade do município, devido ao sistema ineficiente de cobrança e de base calculo.“ É importante frisar que apesar de todo o tumulto do início da cobrança da taxa de lixo, por exemplo, os valores não são exorbitantes. Dos 29 mil pontos que pagam a taxa, desses 13 mil estão dentro da classe social, que pagam menos de 5 reais por mês”, esclarece Glaucione.

Para melhorar o acesso da população ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a prefeitura informatizou a emissão do carnê, também foram realizadas ações como o IPTU Itinerante, onde foram oferecidos  atendimentos aos sábados nos bairros mais distantes do centro, para atender os moradores que trabalham e não tem acesso a internet e impressora para emitir o carnê.  “Em todas essas ações que fizemos para arrecadar, tomamos o máximo de cuidado para demonstrar claramente para a população que paga os impostos, a aplicação dos recursos, porque é muito triste quando você paga o imposto e não sabe para onde o dinheiro vai”, justifica.

Glaucione falou também sobre ações adotadas pela atual gestão para garantir transparência aos atos públicos “Quando assumimos, o Portal Transparência tinha nota de 3.75, hoje nossa nota é de 92.99, e nossa meta é chegar a 100 por cento de transparência. As licitações mais altas também estão sendo transmitidas ao vivo na internet, e a população está se acostumando a acompanhar as nossas licitações”, relata.

O Profaz conta com a participação de prefeitos, vereadores, técnicos tributários e servidores de vários municípios de Rondônia.

Usina de asfalto de Cacoal é entregue e ampliação da pavimentação tem plano impactante

Cacoal recebeu na manhã desta quarta-feira (1) a sua usina de asfalto, o equipamento mais importante  da Prefeitura de Cacoal obtido até agora para que os problemas de buracos nas vias asfaltadas sejam resolvidos. Com capacidade para produção de 80 toneladas por hora (t/h), a usina é o resultado do esforço da administração municipal, que fez gestão junto ao Governo do Estado, que adquiriu o maquinário da empresa LDA, em Sumaré (SP), e a destinou a Cacoal. A base para a instalação da usina está concluída e os insumos para que a usina funcione, licitados.

A partir de agora serão adaptadas as instalações elétricas para que a usina funcione, o que só poderia ser feito a partir da chegada do equipamento. Para a Prefeita Glaucione Rodrigues, a usina é uma grande conquista para Cacoal e isso só foi possível pela parceria com o Governo do Estado, que além do maquinário, destinou ainda recursos da ordem de R$ 8 milhões para que os insumos fossem adquiridos.

A usina foi feita sob encomenda para Cacoal, após análise das necessidades atuais e projeção de crescimento do município, ou seja, é projetada para atender o futuro de Cacoal.

O maquinário está em frente à Prefeitura do município, de onde sairá para a instalação nas sua base, localizada no Setor Industrial. O equipamento utiliza tecnologia de ponta para a produção de massa asfáltica e seus operadores já passaram por treinamento, garantindo o funcionamento do equipamento da melhor forma e em toda a sua capacidade.

Um plano de asfaltamento e restauração de vias já está sendo feito pela administração municipal, que definirá as prioridades para que os problemas viários do município sejam resolvidos. A determinação da Prefeita Glaucione é para que todos os esforços sejam para a solução desses problemas tão logo a usina comece a operar.