Cacoal recebeu na manhã desta quarta-feira (1) a sua usina de asfalto, o equipamento mais importante  da Prefeitura de Cacoal obtido até agora para que os problemas de buracos nas vias asfaltadas sejam resolvidos. Com capacidade para produção de 80 toneladas por hora (t/h), a usina é o resultado do esforço da administração municipal, que fez gestão junto ao Governo do Estado, que adquiriu o maquinário da empresa LDA, em Sumaré (SP), e a destinou a Cacoal. A base para a instalação da usina está concluída e os insumos para que a usina funcione, licitados.

A partir de agora serão adaptadas as instalações elétricas para que a usina funcione, o que só poderia ser feito a partir da chegada do equipamento. Para a Prefeita Glaucione Rodrigues, a usina é uma grande conquista para Cacoal e isso só foi possível pela parceria com o Governo do Estado, que além do maquinário, destinou ainda recursos da ordem de R$ 8 milhões para que os insumos fossem adquiridos.

A usina foi feita sob encomenda para Cacoal, após análise das necessidades atuais e projeção de crescimento do município, ou seja, é projetada para atender o futuro de Cacoal.

O maquinário está em frente à Prefeitura do município, de onde sairá para a instalação nas sua base, localizada no Setor Industrial. O equipamento utiliza tecnologia de ponta para a produção de massa asfáltica e seus operadores já passaram por treinamento, garantindo o funcionamento do equipamento da melhor forma e em toda a sua capacidade.

Um plano de asfaltamento e restauração de vias já está sendo feito pela administração municipal, que definirá as prioridades para que os problemas viários do município sejam resolvidos. A determinação da Prefeita Glaucione é para que todos os esforços sejam para a solução desses problemas tão logo a usina comece a operar.