Acontece em Cacoal, de 28 a 31 de agosto, a 10ª Oficina de Tutoria de Planificação da Atenção à Saúde em Rondônia. Projeto iniciado em abril de 2017 na Região do Café que tem como Município sede Cacoal. Planificação visa fortalecer a atenção básica para melhorar o atendimento da população, organizando o processo de trabalho.

A Unidade Básica de Saúde Edmur José Marchioli, localizada no Bairro Liberdade, é a unidade laboratório no município. Cacoal conta ainda com o Centro Regional especializado Materno Infantil (Creami) que atende gestantes e crianças de alto risco da região. Durante este período as equipes de saúde passam por capacitação e monitoramento das ações.

O projeto de fortalecimento da atenção primária e especializado tem o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Gerência Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A iniciativa, segundo a secretária municipal de saúde Joelma Sesana, tem por objetivo fortalecer a atenção básica para melhorar o atendimento da população, organizando o processo de trabalho.

“Com esse objetivo estamos investindo em capacitações dos servidores, estrutura, acolhimento, dentre outras medidas, pois somos a porta de entrada da atenção básica, e precisamos oferecer sempre o melhor atendimento aos cidadãos de nossa cidade”, expõe.

O projeto da Planificação da Atenção à Saúde no Município já apresenta resultados positivos. “Antes da Planificação, por ano era encaminhado mais de 140 grávidas em situação de risco para Porto Velho, agora este número caiu para três. Esta redução acontece em razão do monitoramento eficaz de toda gravidez, desde o começo da gestação”, explica.