A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) celebrou no dia 31 de agosto, 47 anos de fundação. A Prefeitura de Cacoal, em no nome de toda administração e servidores, em especial os ligados às áreas da agricultura e pecuária, parabeniza a empresa pela passagem de aniversário de criação e pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento do estado de Rondônia.

“O setor produtivo cresceu muito nos últimos anos, em produção e qualidade, em grande parte  graças ao apoio técnico da Emater aos pequenos agricultores, pecuaristas e a outros segmentos. Fator que ajudou e continua aquecendo a economia de importantes municípios de Rondônia, a exemplo de Cacoal”, destaca a prefeita Glaucione Rodrigues.

Trajetória

O serviço de extensão rural de Rondônia foi criado em 31 de agosto de 1971 como Associação de Crédito e Assistência Rural do Território Federal de Rondônia (ACAR), integrante da Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural (ABCAR), nos moldes de uma entidade educativa e sem fins lucrativos, mas com a grande missão de promover a extensão rural no Território Federal de Rondônia.

Com um histórico de realização fantástico no desenvolvimento do Estado de Rondônia, na formação de uma cultura agrícola de resultado, e de caráter fundamental na colonização do Estado. A Emater atualmente é uma empresa pública, de prestação de serviços públicos, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia jurídica, administrativa, orçamentária e financeira, integrante da administração indireta do Estado de Rondônia.

Hoje a Emater-RO está presente nos 52 municípios e distritos do estado de Rondônia com 84 unidades operacionais. A empresa visa a socialização de conhecimentos de natureza técnica, econômica, social e ambiental, e ainda, a prestação de assistência técnica para o aumento da produção e produtividade agrícolas, de caráter sustentável, e à melhoria das condições de vida no meio rural do Estado, estimulando a produção e a geração de renda.