Cacoal recebe prêmio nacional pela Planificação da Atenção à Saúde

Iniciada em abril de 2017, a Planificação da Atenção Primária à Saúde em Cacoal, que tem como foco melhorar o atendimento da população, com a organização do processo de trabalho já apresenta resultados positivos, tanto que o município foi premiado no 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Belém (PA), pela experiência.

No município, o projeto teve início na Unidade Básica de Saúde Edmur José Marchioli, localizada no Bairro Liberdade. Cacoal conta ainda com o Centro Regional especializado Materno Infantil (Creami) que atende gestantes e crianças de alto risco da região. A ação conta com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Gerência Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A prefeita Glaucione Rodrigues destacou que além de melhorar o atendimento ao público, a iniciativa reduziu de maneira significativa o encaminhamento de grávidas em situação de risco para Porto Velho. “Esta redução acontece em razão do monitoramento eficaz de toda gravidez, desde o começo da gestação”, frisa.

Ainda, de acordo com a prefeita, o projeto está sendo expandido para outras unidades de saúde. Também são promovidas capacitações dos servidores, estrutura, acolhimento, dentre outras medidas.

A enfermeira Márcia Bueno, que acompanhou o processo de implantação da planificação revela que o atendimento foi humanizado e prioriza os casos mais graves.

“No começo do processo, houve um pouco de tumulto, mas hoje a estrutura funciona muito bem. Acabamos com as filas, pois o atendimento é feito por agendamento. Também conseguimos monitorar o estado de saúde de cada usuário, evitando assim que o paciente que não possa se locomover, ou com outras doenças mais graves, seja atendido com prioridade”, esclarece.

Allegna Brotoni conta que se estressou bastante no pré-natal da filha de um ano, devido à demora no atendimento, porém, agora não tem motivos para reclamação. “Melhorou muito com esse novo sistema. Agendo por telefone as vacinas de minha filha e outros serviços e sempre sou atendida no horário marcado”, aponta.

Premiação Nacional

Defendido pela secretária de saúde Joelma Sesana, o projeto da Planificação da Atenção Primária à Saúde foi premiado no 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Belém, com a melhor experiência na Sala Carimbó por votação popular. “Sabemos que ainda muita coisa há ser feita para melhorar e expandir a planificação para outras unidades, mas esta premiação me deixa muito feliz, porque mostra que nosso esforço está sendo reconhecido”, destaca a secretária.

Desfile de 7 Setembro em Cacoal será no distrito de Divinópolis – Confira programação:

Evento inicia às 16h. Após o desfile, haverá show musical com Cleber e Gustavo.

Em Cacoal, as celebrações da Independência do Brasil, serão realizadas no distrito de Divinópolis, na Linha 14. A iniciativa tem por objetivo prestigiar a população da área rural. A ação é promovida pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Fundação Cultural (Funccal) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento que será realizado nesta sexta-feira (7), na Escola João de Deus Simplício, terá início às 16 horas. A programação reúne apresentações culturais e cívicas com estudantes e professores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, desfile dos pelotões, dentre outras atividades. Após o desfile, haverá show musical com Cleber e Gustavo.

Confira a programação:

LOCAL – ESCOLA JOÃO DE DEUS SIMPLÍCIO – DIVINÓPOLIS

ABERTURA OFICIAL

APRESENTAÇÃO CÍVICO/ MILITAR

FANFARRA DA ESCOLA NILO COELHO

APRESENTAÇÃO DAS RAINHAS DO CAFÉ 2018

APRESENTAÇÃO DAS RAINHAS DA 3ª IDADE

APRESENTAÇÃO COM ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

APRESENTAÇÃO DOS CÃES DA POLÍCIA MILITAR

APÓS DESFILE, SHOW COM CLEBER E GUSTAVO.