Iniciada em abril de 2017, a Planificação da Atenção Primária à Saúde em Cacoal, que tem como foco melhorar o atendimento da população, com a organização do processo de trabalho já apresenta resultados positivos, tanto que o município foi premiado no 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Belém (PA), pela experiência.

No município, o projeto teve início na Unidade Básica de Saúde Edmur José Marchioli, localizada no Bairro Liberdade. Cacoal conta ainda com o Centro Regional especializado Materno Infantil (Creami) que atende gestantes e crianças de alto risco da região. A ação conta com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Gerência Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A prefeita Glaucione Rodrigues destacou que além de melhorar o atendimento ao público, a iniciativa reduziu de maneira significativa o encaminhamento de grávidas em situação de risco para Porto Velho. “Esta redução acontece em razão do monitoramento eficaz de toda gravidez, desde o começo da gestação”, frisa.

Ainda, de acordo com a prefeita, o projeto está sendo expandido para outras unidades de saúde. Também são promovidas capacitações dos servidores, estrutura, acolhimento, dentre outras medidas.

A enfermeira Márcia Bueno, que acompanhou o processo de implantação da planificação revela que o atendimento foi humanizado e prioriza os casos mais graves.

“No começo do processo, houve um pouco de tumulto, mas hoje a estrutura funciona muito bem. Acabamos com as filas, pois o atendimento é feito por agendamento. Também conseguimos monitorar o estado de saúde de cada usuário, evitando assim que o paciente que não possa se locomover, ou com outras doenças mais graves, seja atendido com prioridade”, esclarece.

Allegna Brotoni conta que se estressou bastante no pré-natal da filha de um ano, devido à demora no atendimento, porém, agora não tem motivos para reclamação. “Melhorou muito com esse novo sistema. Agendo por telefone as vacinas de minha filha e outros serviços e sempre sou atendida no horário marcado”, aponta.

Premiação Nacional

Defendido pela secretária de saúde Joelma Sesana, o projeto da Planificação da Atenção Primária à Saúde foi premiado no 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Belém, com a melhor experiência na Sala Carimbó por votação popular. “Sabemos que ainda muita coisa há ser feita para melhorar e expandir a planificação para outras unidades, mas esta premiação me deixa muito feliz, porque mostra que nosso esforço está sendo reconhecido”, destaca a secretária.