Cacoal contará com 250 atletas no JIR 2018

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), considerada a maior competição esportiva do estado, se inicia nesta sexta feira (14), e com o apoio da Prefeitura de Cacoal, através da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec), 250 atletas irão representar o município nos jogos que acontecem em Vilhena este ano.

Com sua primeira edição realizada em 1983 na cidade de Ji-Paraná, a competição foi realizada anualmente até o ano de 1986, dando uma breve parada e voltando com tudo no ano de 2011 com Cacoal sediando a edição daquele ano. Em 2018 Vilhena sediara a 12ª edição do JIR com Cacoal sendo o maior vencedor dos jogos com sete títulos e buscara neste ano se tornar octacampeão.

Os jogos Intermunicipais têm como objetivo estimular o desenvolvimento técnico esportivo dos atletas, redimensionar os valores sociais, culturais e esportivos dos participantes, democratizando a prática esportiva no estado, e trazer de volta a competição de nível estadual a atletas com idades acima de 18 anos, antes participantes dos Jogos escolares de Rondônia (Joer). A Prefeitura de Cacoal, por meio da Amec, apóia e incentiva seus atletas que irão para a disputa dos jogos e conta com a população de Cacoal para torcer por seus representantes.

Caminhada pela paz abrirá Semana Nacional de Trânsito em Cacoal

A partir da segunda-feira (17), diversas atividades educativas sobre o trânsito serão realizadas em Cacoal. As ações fazem parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que é celebrada em todo o Brasil, de 18 a 25 de setembro e, que neste ano tem como tema ‘NÓS SOMOS O TRÂNSITO’. A abertura oficial da semana será às 19 h30, da segunda-feira (17), no auditório da Universidade Federal de Rondônia, campus Cacoal.

A programação envolve caminhada pela paz no trânsito, atividade educativa em escolas, blitz educativa, pit stop, passeio ciclístico, palestra com os mototaxistas, taxistas e motoboys, blitz sobre acessibilidade e palestras sobre trânsito seguro.

As ações que são desenvolvidas em parceria entre a Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semttran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tem por  objetivo envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. A iniciativa visa ainda estimular todos os condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro.

O Dia Nacional do Trânsito, que é comemorado em 25 de setembro, foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Confira a programação completa:

AÇÕES EDUCATIVAS SETEMBRO 2018

REALIZAÇÃO: PRF, DETRAN, SEMTTRAN, 4º BPM E BOBEIROS MILITAR

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

DATAS/AÇÕES             HORÁR./ LOCAL
Quinta-feira: 05-09-2018

Seminário Sou deficiente, mas não diferente! Votar é meu direito!

Das 8h às 15h

Semttran participou do evento da Ifro: “Sou deficiente, mas não diferente! Votar é meu DIREITO.”

Segunda-feira:17-09-2018

Manha: Caminhada pela Paz no Trânsito!

Noite: Abertura da Semana Nacional de Trânsito

A partir das 8h – Saída da frente do Esquinão da Avenida e chegada na Havan pela Av. Castelo Branco;

Às 19h30 no Auditório da Unir

Terça-feira: 18-09-18

Atividade Educativa – Escola Pedro Kemper

A partir das 7h30 e às 13h30

Escola Pedro Kemper

Quarta-feira: 19-09-18

Blitz educativa

Quinta-feira: 20-09-18

Blitz educativa

Sexta-feira 21-09-18

Pit Stop em apoio ao Projeto da Ifro: “Sou deficiente, mas não diferente! Votar é meu DIREITO.”

Serão três pit stop em locais diferentes.

Das 8h às 9h

Av.: Porto Velho x Rua São Luiz; Av.: Malaquita x Avenida Rio de Janeiro e BR 364 – Proximidade do IFRO;

Sábado: 22-09-18

Ações educativas no campo do Village do Sol

Das 15h às 18h30

Campo do Vilage do Sol