Os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), considerada a maior competição esportiva do estado, se inicia nesta sexta feira (14), e com o apoio da Prefeitura de Cacoal, através da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec), 250 atletas irão representar o município nos jogos que acontecem em Vilhena este ano.

Com sua primeira edição realizada em 1983 na cidade de Ji-Paraná, a competição foi realizada anualmente até o ano de 1986, dando uma breve parada e voltando com tudo no ano de 2011 com Cacoal sediando a edição daquele ano. Em 2018 Vilhena sediara a 12ª edição do JIR com Cacoal sendo o maior vencedor dos jogos com sete títulos e buscara neste ano se tornar octacampeão.

Os jogos Intermunicipais têm como objetivo estimular o desenvolvimento técnico esportivo dos atletas, redimensionar os valores sociais, culturais e esportivos dos participantes, democratizando a prática esportiva no estado, e trazer de volta a competição de nível estadual a atletas com idades acima de 18 anos, antes participantes dos Jogos escolares de Rondônia (Joer). A Prefeitura de Cacoal, por meio da Amec, apóia e incentiva seus atletas que irão para a disputa dos jogos e conta com a população de Cacoal para torcer por seus representantes.