Nesta quarta-feira (26), será realizada a cerimônia de encerramento da Semana Nacional do Trânsito, em Cacoal. O evento terá início às 18 horas, e será promovido no Centro de Artes e Esportes Unificados Rogério Gonçalves ‘Tita’, na Avenida Primavera, no Bairro Parque Fortaleza.

 Com o tema ‘NÓS SOMOS O TRÂNSITO’ a programação foi aberta oficialmente na noite da segunda-feira (17), com uma caminhada e um ato no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Em Cacoal, as ações que são desenvolvidas em parceria entre a Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semttran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tem por  objetivo envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Durante a semana foi desenvolvida uma série de atividades, dentre elas, caminhada pela paz no trânsito, atividade educativa em escolas, blitz, pit stop, passeio ciclístico, palestra com os mototaxistas, taxistas e motoboys, blitz sobre acessibilidade e palestras sobre trânsito seguro.

Junto com a cerimônia de encerramento desta quarta-feira, haverá palestra, pista de bicicletas e exibição de vídeos educativos.

O Dia Nacional do Trânsito, que é comemorado em 25 de setembro, foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).