Cerest Regional Cacoal realiza 1º Encontro das CISTT´s e Controle Social

A Prefeitura de Cacoal, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest) realizou nos dias 25 e 26 de setembro o 1º Encontro Regional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT´s) e Controle Social, para discussão da Saúde do Trabalhador, regido sobre a Lei Código Estadual de Saúde do Trabalhador e Competências do CEREST´s.

O evento que foi direcionado aos conselheiros e sindicatos teve por objetivo abordar as diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, fortalecer a rede com enfrentamentos e discussões pedagógicas, traçando estratégias a saúde do trabalhador.

Os fisioterapeutas do Cerest Regional Cacoal, Robson Luiz Luciano Rosa, Izadora Rodrigues de Andrade, a geógrafa da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Geordeci Menezes de Souza, o conselheiro nacional de Saúde, Aparecido de Jesus Furtuoso, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alta Floresta do Oeste (RO), capitã Márcia Francisca da Costa Nascimento, e a advogada representante da Ordem dos Advogados B do Brasil, em Cacoal, Glória Chris Gordon.

Além dos sindicatos e conselheiros, estiveram presentes ao evento, acadêmicos e representantes de outras instituições públicas e privadas.

Campanha Outubro Rosa é aberta com programação voltada à saúde da mulher

Durante todo mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde de Cacoal (UBSs) terão programação direcionada ao ‘Outubro Rosa’, com ações voltadas à saúde da mulher, visando à prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres que mais atingem o público feminino, com destaque para o de mama e de colo de útero. A abertura oficial da campanha no município que é organizada pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aconteceu nesta segunda-feira (1º), na UBS Princesa Isabel, localizada no bairro Incra.

A campanha teve início com coleta de preventivos, teste rápido e palestras sobre violência contra a mulher, autoestima, odontologia e saúde bucal. Conforme a enfermeira Michelle Neri, uma programação especial foi montada na unidade para atender as mulheres durante todo o mês, inclusive com atendimento noturno. “Teremos uma extensa lista de atividades no decorrer do mês, entre elas, exame das mamas e coleta de preventivos. No dia 16 iremos fazer um mutirão noturno de preventivo para tentar atingir principalmente as mulheres de 25 a 64 anos. No sábado (27), o mutirão será pela manhã, e as atividades serão encerradas no dia 31 com coleta de preventivo pela manhã e tarde”, relata.

Ainda de acordo com a enfermeira serão realizados testes rápidos no período, e em razão do Dia das Crianças, celebrado no dia 12, uma programação especial será realizada  na sexta-feira (7) com consultas médicas, pesagem e outros procedimentos direcionados para crianças menores de cinco anos. Atendimentos terão início ás 17 horas.

As mulheres que moram em outros bairros da cidade também serão beneficiadas com a ação, tendo em vista, que todas as unidades de saúde, segundo a secretária municipal de saúde Joelma Sesana, terão programação voltada para a campanha durante o mês.  “A campanha começou pela Princesa Isabel, mas todas as unidades terão atendimentos voltados para a prevenção do câncer, inclusive com o atendimento noturno. É muito importante que você mulher procure sua unidade de saúde, se informe sobre os atendimentos e faça seus exames preventivos”, destaca.

Verinha Caetano de Souza atrasados aproveitou a abertura da campanha para atualizar seus exames que estavam atrasados. “Esta é uma campanha importante para nós mulheres, pois o câncer é uma doença muito complicada, por isso, precisamos ficar prevenidas, caso a doença seja descoberta no começo é mais fácil à cura”, declara.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.

Prefeitura de Cacoal parabeniza vereadores do Município

Neste dia em que se comemora o Dia do Vereador, a Prefeitura de Cacoal, em nome da Prefeita Glaucione Rodrigues, parabeniza a todos os vereadores do município pela data e pelas relevantes contribuições que exercem em seu papel de fiscalizadores das ações públicas e, de buscar soluções para os problemas que afetam a comunidade.

Parabéns a todos os vereadores por seu dia!