Campanha Outubro Rosa é encerrada com ações voltadas para servidoras em Cacoal

A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), encerrou nesta terça-feira (30), a Campanha Outubro Rosa. Durante o mês foram desenvolvidas várias atividades voltadas à saúde da mulher, visando à prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres que atingem o público feminino, com destaque para o de mama e de colo de útero.

A cerimônia foi realizada na Unidade Básica de Saúde Cristo Rei, no bairro Floresta, com uma confraternização com as servidoras da unidade.  Durante a ação, a diretora da UBS, Ana Maria Silva, explicou que decidiu homenagear as servidoras no encerramento da campanha para despertar a necessidade de prevenção também entre as profissionais da área. “Nós que trabalhamos na área da saúde passamos o tempo todo buscando soluções para as enfermidades dos outros e esquecemos-nos de cuidar de nossa própria saúde. Então decidi fazer esta confraternização para elas com o objetivo de estimular a necessidade da prevenção tambémpelas servidoras da saúde, pois o câncer não faz distinção de público”, esclareceu.

Representando a prefeita Glaucione Rodrigues, a secretária Chefe de Gabinete, Penha Simão, se emocionou ao falar sobre uma irmã, que faleceu recentemente vítima de câncer de mama. Em sua fala, lembrou também de amigas e servidoras da saúde que morreram por falta de prevenção da doença. “Nós mulheres passamos grande parte de nossa vida cuidando dos outros, entre eles marido, pai, filhos e até de pessoas de nosso trabalho. Com essa correria os cuidados com nossa saúde vão ficando de lado, e muitas quando nos damos conta já é tarde, pois a doença já em estágio avançado”, contou.

A coordenadora da Atenção Básica no município, Érica Cristina destacou que durante o mês foram realizadas ações de prevenção e diagnóstico do câncer em todas as unidades de saúde. “Várias ações foram desenvolvidas, como exame das mamas e coleta de preventivos e palestras. Tivemos também atendimento no período noturno visando o público que trabalha durante todo o dia. Nesta semana faremos o balanço da campanha e em seguida vamos dar inicio a campanha Novembro Azul, de prevenção de câncer aos homens”, revelou.

Prefeita Glaucione anuncia abono a servidores no fim de ano

Mais uma boa notícia ao servidor municipal de Cacoal foi anunciada na manhã desta terça-feira (30) pela Prefeita Glaucione Rodrigues, poucos dias depois de anunciar a conquista de 120 casas aos servidores de Cacoal. Um abono de fim de ano será concedido a todos os servidores da Prefeitura de Cacoal, com recursos a partir da devolução do repasse que é feito à Câmara de Vereadores, que também terá o abono a seus servidores. O valor que será pago ainda não pode estipulado, já que depende do valor que será devolvido pela câmara.

O anuncio foi feito durante reunião com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Cacoal (Sinsemuc), vereadores e secretários municipais. Na opinião da Prefeita Glaucione Rodrigues, os recursos do abono terão ainda reflexos diretos no comércio de Cacoal, que estará aquecido também por conta do maior volume de recursos no final de ano, com o pagamento do décimo terceiro salário.

Para o presidente do Sinsemuc, Ricardo Sérgio Ribeiro, a Prefeita Glaucione demonstra boa vontade e uma visão de atenção ao servidor com mais esse benefício. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho do Cinema, diz que os servidores municipais merecem essa atenção pelo trabalho que desempenham em Cacoal, mesmo ponto de vista do vereador Tim. Da reunião participaram ainda os vereadores Maria Simões, Claudinei Castelinho, Pedro Rabelo, Nilton Cesar, Valdomiro Corá, Zebim Brizon e Mário Angelin Moreira.