A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), encerrou nesta terça-feira (30), a Campanha Outubro Rosa. Durante o mês foram desenvolvidas várias atividades voltadas à saúde da mulher, visando à prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres que atingem o público feminino, com destaque para o de mama e de colo de útero.

A cerimônia foi realizada na Unidade Básica de Saúde Cristo Rei, no bairro Floresta, com uma confraternização com as servidoras da unidade.  Durante a ação, a diretora da UBS, Ana Maria Silva, explicou que decidiu homenagear as servidoras no encerramento da campanha para despertar a necessidade de prevenção também entre as profissionais da área. “Nós que trabalhamos na área da saúde passamos o tempo todo buscando soluções para as enfermidades dos outros e esquecemos-nos de cuidar de nossa própria saúde. Então decidi fazer esta confraternização para elas com o objetivo de estimular a necessidade da prevenção tambémpelas servidoras da saúde, pois o câncer não faz distinção de público”, esclareceu.

Representando a prefeita Glaucione Rodrigues, a secretária Chefe de Gabinete, Penha Simão, se emocionou ao falar sobre uma irmã, que faleceu recentemente vítima de câncer de mama. Em sua fala, lembrou também de amigas e servidoras da saúde que morreram por falta de prevenção da doença. “Nós mulheres passamos grande parte de nossa vida cuidando dos outros, entre eles marido, pai, filhos e até de pessoas de nosso trabalho. Com essa correria os cuidados com nossa saúde vão ficando de lado, e muitas quando nos damos conta já é tarde, pois a doença já em estágio avançado”, contou.

A coordenadora da Atenção Básica no município, Érica Cristina destacou que durante o mês foram realizadas ações de prevenção e diagnóstico do câncer em todas as unidades de saúde. “Várias ações foram desenvolvidas, como exame das mamas e coleta de preventivos e palestras. Tivemos também atendimento no período noturno visando o público que trabalha durante todo o dia. Nesta semana faremos o balanço da campanha e em seguida vamos dar inicio a campanha Novembro Azul, de prevenção de câncer aos homens”, revelou.