Nova data a capacitação de compras em Cacoal

A Oficina de Compras Públicas que havia sido programada pelo Sebrae de Cacoal para iniciar nesta segunda-feira (19) foi transferida para o próximo dia 29. O restante da programação, como conteúdo, horários e vagas,  estão mantidos. A capacitação terá a duração de quatro horas, das 18 às 22 horas, e as fichas de inscrição podem ser retiradas no próprio Sebrae (avenida Castelo Branco 17020- Bairro do Incra), local da capacitação, até as 14 horas do dia do curso, segunda-feira. As vagas são limitadas a 30 pessoas e a inscrição custa R$ 30, pagos diretamente ao Sebrae. Os participantes receberão certificado ao final da Oficina.

Estudo das riquezas naturais e relevo é feito na região de Cacoal

Técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) tem meta de concluir ainda em 2018 a elaboração de documento cartográfico com análises gerais sobre a geologia, padrão de relevo, geoquímica multiuso, potencialidade para a água subterrânea, susceptibilidade a processos naturais de deslizamento e inundação. O estudo será feito em Cacoal e mais quatro municípios de Rondônia, como explicou o geólogo Amilcar Adamy, que esteve no gabinete da Prefeita Glaucione Rodrigues repassando informações sobre o trabalho. Técnicos de Rondônia, Rio de Janeiro e Pará trabalharão nesse estudo.

Em Cacoal o trabalhos já foram iniciados na última semana com 10 profissionais de várias área que farão os levantamentos. O geólogo Amilcar Adamy informa que para que esse trabalho esteja sendo possível, foi fundamental a destinação de recursos, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Nilton Capixaba.

Na visão do geólogo, esse trabalho é uma forma da CPRM contribuir com do desenvolvimento dos municípios de Rondônia, já que essas informações são de muita importância e são fundamentais para que os municípios possam conhecer suas potencialidades e vocações econômicas.

Cafeicultor recebe homenagem e agradece pelo apoio recebido

Em reconhecimento à qualidade do café produzido e por ter representado Cacoal na Semana Internacional do café, em Minas Gerais, a Prefeita Glaucione Rodrigues homenageou o produtor Diones Bento em seu gabinete. Diones já havia obtido o título de melhor café de Rondônia em seletiva estadual e em Minas Gerais obteve a quarta colocação nacional. Juntamente com toda a família, todos cafeicultores, demais produtores e vereadores, o homenageado citou o apoio da Prefeitura de Cacoal aos cafeicultores e também o Sebrae, que também esteve representado no evento.

Para a Prefeita Glaucione Rodrigues, o título de Capital do Café faz jus a todo esforço e investimento feito pelos produtores e esse potencial precisa ser explorado, agregando valor ao café cacoalense, reconhecidamente o melhor café conillon do mundo, com z erro por cento de acidez.

Diones Bento lembrou o apoio de Glaucione Rodrigues, mesmo antes do mandato de Prefeita, quando ainda deputada estadual destinou recursos para o setor, levando informação, equipamentos e mudas de qualidade, o que tem reflexos diretos na produção atual e também nos prêmios que vem alcançando, estadual e nacionalmente.

O pai de Diones, o também produtor de café Ronaldo Bento, falou ainda que o café é uma das maiores fontes de riqueza para o município de Cacoal e que se o setor público continuar apoiando o produtor, no futuro será o principal produto à economia e à arrecadação.

Destacando a participação de Rondônia na Semana Internacional do café, os representantes do Sebrae lembraram que em 2017, quando produtores cacoalenses obtiveram a segunda e terceiras colocações na competição, os produtores do Brasil inteiro, sobretudo do Espírito Santo, maior produtor nacional de café, “abriram os olhos a Rondônia” e que é preciso continuar evoluindo, para que os produtores rondonienses tenham mais reconhecimento e o seu produto cada vez mais valor.