Técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) tem meta de concluir ainda em 2018 a elaboração de documento cartográfico com análises gerais sobre a geologia, padrão de relevo, geoquímica multiuso, potencialidade para a água subterrânea, susceptibilidade a processos naturais de deslizamento e inundação. O estudo será feito em Cacoal e mais quatro municípios de Rondônia, como explicou o geólogo Amilcar Adamy, que esteve no gabinete da Prefeita Glaucione Rodrigues repassando informações sobre o trabalho. Técnicos de Rondônia, Rio de Janeiro e Pará trabalharão nesse estudo.

Em Cacoal o trabalhos já foram iniciados na última semana com 10 profissionais de várias área que farão os levantamentos. O geólogo Amilcar Adamy informa que para que esse trabalho esteja sendo possível, foi fundamental a destinação de recursos, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Nilton Capixaba.

Na visão do geólogo, esse trabalho é uma forma da CPRM contribuir com do desenvolvimento dos municípios de Rondônia, já que essas informações são de muita importância e são fundamentais para que os municípios possam conhecer suas potencialidades e vocações econômicas.