A respeito da coleta de lixo em Cacoal, a Prefeitura do Município comunica a toda população que a empresa Coolpeza, detentora de contrato para esse serviço, não tem apresentado as certidões necessárias aos pagamentos, como exige a lei, e por isso os repasses não estão sendo feitos integralmente. Informa ainda que, conforme planejamento anual, os recursos para que esses pagamentos sejam feitos estão disponíveis por parte da Prefeitura, que não pode fazê-los sem a devida documentação, sob pena de responsabilização, e sendo assim não há meios legais para que a Prefeitura interfira na relação patrão/ empregado, em relação a pagamentos de salários. Comunica ainda que a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), gestora do contrato, tem buscado reiteradamente que a Coolpeza envie a documentação necessária para que o pagamento seja feito integralmente, sem que a empresa atenda. Dessa forma, a Prefeitura de Cacoal quer esclarecer a população que cumpre com suas obrigações de atender a tudo o que rege o contrato de coleta de lixo, incluindo os pagamentos em dia quando a documentação para recebimento está completa e que não pode ser responsabilizada pelo não pagamento dos salários aos trabalhadores com vínculo empregatício com a Coolpeza.