O Ministério Público de Rondônia (MP-RO), por meio da Promotoria de Justiça de Cacoal em parceria com a Prefeitura, realizou no sábado (24), o plantio de espécies nativas às margens de uma nascente recuperada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) através do programa‘Renascer das Águas’, em uma propriedade do Cinturão Verde.

A ação faz parte do Programa de Ressocialização Ambiental promovido pelo (MP-RO) destinado a um grupo de pessoas indicadas pelo Juizado Especial Criminal, por causa da prática de crimes ambientais. Participaram do curso também pessoas que firmaram Termo de Compromisso junto à Promotoria de Justiça de Cacoal, referente a queimadas urbanas, voluntários, estudantes e acadêmicos de cursos ligados ao meio ambiente.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Toninho da Emater, a ação é importante, pois reconhece e incentiva às ações desenvolvidas pela administração municipal para a recuperação das nascentes assoreadas e das áreas degradadas. “Quero ao agradecer o MP por este trabalho de ressocialização ambiental, e por ter escolhido essa nascente recuperada pelo Programa Renascer das águas para desenvolver suas atividades práticas. “Essa é uma ação de grande significado para nós, pois mostra que nosso trabalho está surtindo efeito”, revela.

A promotoria de Justiça de Cacoal Valéria Giumelli Canestrini revela que o curso tem como foco principal mostrar aos participantes a necessidade de preservação do meio ambiente e as ações desenvolvidas para recuperar as áreas destruídas. “O curso é realizado durante uma semana com aulas teóricas. Já no fim de semana são desenvolvidas as atividades práticas, como estamos no  período chuvoso, e há parceria com a prefeitura no projeto ressoalização, optamos  por trabalhar com o programa de recuperação de nascentes que é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura”, conta.

Projeto Renascer das Águas

Preocupada com a promoção de iniciativas que garantam a sustentabilidade da população da área rural, a Prefeitura de Cacoal, intensificou o trabalho de recuperando nascentes assoreadas, por meio do projeto ‘Renascer das Águas’.  A iniciativa prevê também a recuperação do solo das propriedades rurais com técnicas que evitam que as águas das chuvas escorram para as nascentes.

O projeto é realizado pela equipe e máquinas da Semagri, com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e, apoio de produtores rurais, entidades e empresas da cidade, que fornecem alguns dos materiais utilizados no processo, como pedras e canos.

Dia de Campo

No dia 7 de dezembro a Prefeitura de Cacoal e parceiros promoverão o Dia de Campo do Projeto Renascer das Águas, onde a comunidade, estudantes e autoridades locais poderão conhecer de perto duas nascentes recuperadas pelo programa em propriedades do Cinturão Verde.