Em uma cerimônia realizada no auditório da Cemaderon, em Cacoal, 809 alunos de nove escolas municipais e estaduais participaram na quarta-feira (28) da formatura do Programa Educacional Trânsito Seguro (Pets). O programa que é desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Cacoal (Semttran) tem por objetivo incentivar ações educativas de trânsito aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, com foco na socialização, cidadania e segurança no trânsito.

A prefeita Glaucione Rodrigues destacou que o programa é de grande importância para a sociedade, pois tem a função de propagar entre as famílias a necessidade de se respeitar as leis trânsito e os direitos das demais pessoas. “Quero parabenizar todos os envolvidos nesta ação pela maneira competente que conduzem o programa. O resultado não poderia ser melhor, com crianças preparadas e sabendo de seus direitos e obrigações no transito”, revelou.

Para o sargento PM Vanderlei Rosa Pereira os principais resultados do programa serão colhidos no futuro. “O projeto é de grande importância, tendo em vista que as crianças de hoje serão os condutores de amanhã, e esta sementinha que foi plantada no coração delas, com certeza irá reduzir os índices de acidente no futuro. Também acredito que essas crianças vão começar a cobrar os pais, com isso, a tendência é diminuir os índices de acidentes”, contou.

Conforme a coordenadora do programa, Lucen Baine Ribeiro, o Pets é oferecido às crianças do 5º ano de escolas públicas e particulares, através de material didático, aula expositiva, vídeos e atividades extraclasse. O programa também orienta os participantes a discutem com os pais os conteúdos apreendidos nas aulas. “O objetivo do programa é levar informações de segurança no trânsito aos alunos e seus familiares, por isso que os instrutores pedem aos estudantes que ao concluírem o curso sempre orientem aos pais a obedecer às sinalizações de trânsito visando a redução dos acidentes, principalmente, em nossa cidade”, esclareceu.

O Pets é oferecido no município através de uma parceria da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e Circunscrição Regional de Trânsito de Cacoal, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.