A Prefeitura de Cacoal realizou nesta sexta-feira (30) a abertura da campanha Dezembro Vermelho, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Durante a cerimônia, a prefeita Glaucione Rodrigues fez a entrega de dois veículos novos que serão utilizados pelo Serviço de Atenção Especializada em HIV-Aids – SAE e pelo Centro de Controle de Zoonoses.

A cerimônia de abertura da campanha Dezembro Vermelho foi realizada nas dependências do SAE com a presença de servidores da área de saúde, autoridades políticas, imprensa e convidados. Em sua fala a prefeita Glaucione destacou que no município as ações de conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) e Hepatites Virais estão sempre sendo fortalecidas e ampliadas.

“Eu acompanho esta programação há 20 anos e sei que o controle dessas doenças é bastante rigoroso, com grande trabalho de prevenção em nosso município. Se não tivesse tido esse controle, a população em alguns estaria quase toda infectada, por isso quero parabenizar toda equipe que está a frente deste trabalho e a população que abraçou a causa”, relatou.

Veículos novos são entregues ao setor

Durante a cerimônia foi entregue uma caminhonete ao  Centro de Controle de Zoonoses e um Fiat Doblò ao Serviço de Atenção Especializada em HIV-Aids (SAE). De acordo com a prefeita os dois veículos adquiridos com recursos do Governo Federal vão garantir mais qualidade e agilidade ao trabalho das equipes de saúde no município.

“Estamos estruturando todos os setores da prefeitura, porque ninguém é bom de mãos vazias, é preciso de equipamentos para trabalhar.  Hoje tivemos a satisfação de entregar para a zoonose uma caminhonete que vai dar assistência na coleta de animais e nas vacinações, dentre outros serviços. Já o outro veiculo irá atender IST/AIDS e também a equipe de vacina”, revelou.

Campanha Dezembro Vermelho

Neste ano durante a campanha, segundo a secretária municipal de Saúde, Joelma Sesana, os testes rápidos para detecção das IST/AIDS serão realizados nas 10 Unidades Básicas de Saúde. “Estamos cada vez mais nos aproximando das pessoas, ano passado, por exemplo, foram feitos 23 mil testes, além das Unidades Básicas de Saúde levamos a campanha também para os hospitais particulares”, esclareceu a secretária.

Ainda de acordo com Joelma 220 pacientes em tratamento de Aids de Cacoal e de outras cidades são acompanhados no município.  “É muito frisar que o paciente que faz o acompanhamento certinho tem a doença controlada e qualidade de vida”, disse.

Desde 2017, é realizada no Brasil uma ação voltada para prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Batizada de Dezembro Vermelho, a campanha, instituída pela Lei 13.504, tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1 de dezembro