Prefeitura paga segunda parcela do 13º a servidores, que aguardam salários

A Prefeitura de Cacoal efetuou nesta quarta-feira (19), o pagamento da segunda parcela do 13º. Mais de R$ 5 milhões foram injetados na economia cacoalense com o pagamento do benefício. A 1ª parcela do provento foi repassada aos servidores públicos municipais em junho deste ano. A partir de agora, os servidores e o comércio local aguardam o pagamento dos salários de dezembro, que depende de aprovação do pedido de remanejamento de orçamento, que deve ser votado na sessão extraordinária às 18 horas desta quarta-feira (19).

Conforme a Secretaria Municipal de Administração (Semad), a segunda parcela do 13º salário foi depositada nesta quarta-feira na conta bancária de todos os servidores da rede municipal. Ao todo foram gastos R$ 5.254.785,43, com o pagamento do benefício.

Com o pagamento do 13º e os salários de dezembro, a estimativa é que mais de R$ 10 milhões sejam injetados na economia local, aquecendo todo o comércio.

Prefeitura faz força-tarefa e coleta de lixo com máquinas e pessoal próprios

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (19) a prefeitura de Cacoal anunciou uma força-tarefa para auxiliar na coleta de lixo, mesmo com a empresa Coolpeza, detentora do contrato para a coleta, tendo reiniciado seus trabalhos. A coleta com equipamento e pessoal da Prefeitura será feita em locais predeterminados, como forma de evitar que passe pelos mesmos bairros, onde a empresa fará a coleta. Quatro caminhões caçamba e uma pá carregadeira serão utilizadas e 23 pessoas trabalharão diretamente nesta ação.

Para esclarecer os pontos que poderiam causar dúvidas, estiverem reunidos com a imprensa os secretários de Obras, Paulo Pimentel; de Meio Ambiente, Leandro Chagas; da Superintendência de Licitações, Sirlene Vieira; e o Procurador-Geral do município, Walter Matheus Bernardino, que garantiu que tudo está sendo planejado com ampla segurança jurídica.

Os demais falaram cada um em sua área, e Sirlene Vieira anunciou que o edital para a contratação da nova empresa será aberto em breve, evitando que problemas, como os vistos atualmente na coleta de lixo, voltem a se repedir. Acompanhado do assessor jurídico da SEMMA, Marcelo Machado, Leandro Chagas reafirmou que todos os pagamentos à Coolpeza foram feitos corretamente e que a falta de certidões, uma exigência de lei, impediu a empresa de receber algumas vezes, mas por culpa exclusivamente da empresa.

Sobre força-tarefa, Paulo Pimentel afirmou que todos os equipamentos que estão disponíveis serão colocados à disposição da coleta e que a decisão de antecipar os trabalhos, antes programados para o fim de semana, foi para que os cidadãos tenham mais garantias de uma cidade limpa neste Natal.

Prefeitura faz força-tarefa e coleta de lixo com máquinas e pessoal próprios

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (19) secretários municipais anunciaram uma força-tarefa para auxiliar na coleta de lixo em Cacoal, mesmo com a empresa Coolpeza, detentora do contrato para a coleta, tendo reiniciado seus trabalhos. A coleta com equipamento e pessoal da Prefeitura será feita em locais predeterminados, como forma de evitar que passe pelos mesmos bairros, onde a empresa fará a coleta. Quatro caminhões caçamba e uma pá carregadeira serão utilizadas e 23 pessoas trabalharão diretamente nesta ação.

Procon – Cacoal divulga orientações para as compras de fim de ano

A Prefeitura de Cacoal, por meio do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou orientações aos consumidores que vão comprar presentes e outros produtos neste fim de ano, período em que o mercado se aquece com as compras de Natal e Ano Novo.

Conforme o órgão, nesta época que consumidores devem de manter a calma, se planejar e não cair em tentação por conta de ofertas, que algumas não são o que parece, e são essas que podem levar ao exagero dos gastos.

Confira algumas dicas do Procon para este período de fim de ano:

1 – Observar que, antes de ir às compras, você deve reservar parte desse dinheiro para outros gastos, tais como cursos de especializações, saúde, alimento, aposentadoria, independência financeira ou outras metas;
2 – O consumidor deve observar a sua real situação financeira e projetá-la pelos próximos 12 meses, no mínimo, para certificar de que o que foi gasto não fará falta;
3 – Faça uma análise aprofundada de qual é a sua real disponibilidade financeira e quanto de dinheiro pode gastar para esse momento;
4 – Podemos considerar essa dica, uma das mais importantes, se não a mais. Pesquise os preços dos produtos em, pelo menos, seis lugares, não esquecendo de internet, podendo ter ofertas interessantes, porém procurem sites seguros e não repassem seus dados pessoais à estranhos. Vale ler a matéria que o Procon já fez sobre compras feitas pela internet;
5 – Busque o menor preço à vista, negocie e lembre-se de que as lojas físicas quase sempre têm margens para negociar;
6 – Outra dica é: Em caso de indisponibilidade de pagamento à vista, evitar parcelamentos longos e não esquecendo que essas parcelas são somadas com as outras já existentes em seu orçamento;
7 – Presenteie-se. Você também é merecedor de recompensa. Portanto, procure algo que agregará valor ao seu futuro. Uma boa dica é um livro, cursos etc;
8 – Faça ceia de natal incrível sem gastar muito. Ao organizar um jantar de natal, com família e amigos, faça lista de quantidade de pessoas que irá participar da festa, essa preocupação evita o desperdício de comida e compras desnecessárias. Antes de ir ao mercado, faça uma lista com tudo o que será preciso, vale também pedir para convidados levar pratos feitos para ceia ou bebidas, assim evita que gaste muito;
9 – Cuidado com promoções sensacionais e o impulso para o consumismo.

O Procon – Cacoal está localizado na Avenida Anísio Serrão, ao lado da Prefeitura. Telefone: 3907- 4132.