Semana Pedagógica encerra com posse de diretores

A Semana Pedagógica 2019, realizada pela Prefeitura de Cacoal, se encerrou na manhã desta sexta-feira (15) no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Iniciada na última segunda-feira, o evento teve objetivo de capacitar profissionais da educação, em todos os níveis, promovendo a integração com a comunidade estudantil e familiares. Também nesta sexta na Unir, foi dada posse aos novos diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino.

As palestras da Semana Pedagógica 2019 foram realizadas por profissionais renomados nacionalmente, que puderam repassar suas experiências e métodos de ensino a um público especializado. Temas como liderança e gestão escolar, mediação de conflitos, educação especial e oficinas foram realizadas.

A posse dos diretores aconteceu imediatamente após o encerramento da Semana Pedagógica, marcando um ano em que os gestores escolares foram escolhidos pela comunidade estudantil. Para a Prefeita Glaucione Rodrigues, isso é um avanço e demonstra o respeito da administração municipal pela comunidade.

Mediação tecnológica

Ainda nesta semana, a Prefeita anunciou a implantação do sistema de mediação tecnológica na escola Cruzeiro do Norte, da Linha 21, em parceria com o Governo do Estado. “Em uma parceria com o Governo do Estado, a Educação Municipal irá oferecer o ensino médio em algumas escolas da área rural de Cacoal por meio da Mediação Tecnológica, com equipamentos de áudio e vídeo conectando os alunos ao mundo”. Para a Prefeita, esse é um avanço que vai chegar a todas as escolas.

Cacoal prioriza segurança de alunos e aulas na área rural iniciam após vistoria de ônibus

As aulas na Rede Pública Municipal de Ensino de Cacoal serão iniciadas na próxima segunda-feira (18) na área urbana e, na área rural, as aulas serão iniciadas até a segunda subsequente (25). A decisão de ter datas diferentes para a área urbana e rural foi tomada em reunião na manhã desta sexta (15), em razão dos ônibus terceirizados do transporte escolar não terem passado por vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Importante citar que todos os ônibus da frota pública municipal já haviam sido vistoriados e estão prontos para serem utilizados para o início das aulas com segurança.

E segurança foi o fator principal para que tenha sido tomada a decisão de marcar a regularização das aulas na área rural para o dia 25, como informou a Secretária Municipal de Educação, Rossana.

Na reunião desta sexta, a Secretária disse que todos os presentes concordaram com a  sugestão do Ministério Público, que seria melhor aguardar alguns dias, já que os ônibus terceirizados precisam ser vistoriados. Sobre o calendário letivo, a Secretária garantiu que não haverá prejuízo algum aos alunos, que terão todo o conteúdo programático ministrado no prazo certo.