As condições de tráfego, com abertura de carreadores, patrolamento e gradeamento de estradas vicinais, bem como melhorias das áreas de plantio  para  a agricultura familiar e assistência com maquinário na área rural tem sido um trabalho diário em Cacoal. Várias frentes de serviço atuam nas estradas vicinais e propriedades rurais, favorecendo a vida do homem do campo e as condições de trabalho e garantindo a trafegabilidade.

Recentemente os trabalhos foram executados em diversos trechos das linhas 4, 7, 9, 10, 11, 12, 13, linha 208 e outras. Os serviços de carreadores na linha 12 contemplaram  mais de 40 famílias. Centenas  de agricultores que dependem das estradas, e dos investimentos na agricultura, são beneficiados pelos trabalhos da prefeitura executados por meio das Secretarias de Obras e Agricultura.

Além disso, o trabalho de recuperação de pontes também é feito diariamente, embora o período chuvoso tenha dificultado a conclusão do serviço em alguns trechos. A melhoria das estradas vicinais garantem ainda o escoamento da produção agrícola, e com isso a garantia da chegada do alimento à cidade para comercialização.

Tudo isso tem sido possível por conta do engajamento das equipes da Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura.