Nesta segunda-feira a prefeita Glaucione Rodrigues, acompanhada de secretários, equipe técnica e comunidade vistoriou a obra de Drenagem e Macrodrenagem, no bairro Novo Cacoal.

Um momento sonhado há anos por moradores, entre eles o pastor Lourival de Almeida, que vive desde 1994 no bairro. Ao lado de um enorme canal, que removeu toneladas de terra do local, ele comemora: “São 24 anos esperando por isso. Tinha muito buraco, a água que caía aqui cascalho nenhum segurava, a gente não vencia mexer na suspensão dos carros, agora vai resolver o problema”, desabafou.

O motivo da satisfação dos moradores locais é uma grande obra de Pavimentação com Drenagem, Macrodrenagem, Meio-fio, Sarjetas e calçadas referente ao contrato 056/PMC/2018, que está em execução no bairro.

Após a finalização do trecho na avenida Porto Alegre, o serviço serão realizados nas ruas/avenidas Niterói, Recife, Getúlio Vargas, Anel Viário, Piauí, Ana Lucia da Silva Miller, Antônio João, Espirito Santo, Porto Alegre, Dom Pedro II, avenida Itapemirim, avenida Juscimeira, totalizando uma extensão de 8.731,01 metros.

Outros bairros também serão beneficiados

Os serviços serão realizados ainda nos bairros Brizzon, Novo Horizonte e Jardim Clodoaldo. Além deste contrato iniciará também os contratos 054/PMC/18, 310/DPCN/16 e 290/DPCN/16, onde serão executados serviços de Pavimentação e Drenagem nos bairros Vilage do Sol, Bela Vista, Jardim Itália, Habitar Brasil e Vista Alegre.

As obras fazem parte do plano de trabalho da prefeita Glaucione Rodrigues para reduzir inundações, erosões e alagamentos, além da coleta e distribuição das águas pluviais. De acordo com engenheiros que acompanham a execução do projeto, os investimentos no sistema de Drenagem asseguram a qualidade, e aumentam a vida útil da pavimentação asfáltica.

Glaucione explicou que a própria constituição natural de Cacoal não favorece o escoamento adequado das águas de minas e águas das chuvas (pluviais). Desta forma a macrodrenagem vai garantir a melhoria das condições das ruas onde o serviço será feito, com a correta canalização das águas. Uma obra, que como fica embaixo da Terra nem sempre é valorizada, mas é muito importante. “É um lugar de dificuldade de trafegabilidade, e a partir do momento desta obra pronta teremos uma nova avenida Porto Alegre”, disse.

O deputado Cirone Deiró, que quando foi vice-prefeito, buscou recursos para a obra, também participou da vistoria e tem acompanhado os trabalhos. Ele acredita que as benfeitorias vão valorizar muito a cidade e os terrenos de quem vive nos bairros beneficiados. “Vai valorizar os terrenos, as casas e melhorar a vida da comunidade”, observou.

Investimentos

Os engenheiros atribuem a ausência de investimentos em obras de drenagem, para o escoamento adequado das águas provenientes das chuvas, como  uma das causas dos problemas de afundamentos, trincas e rupturas do asfalto.

As obras são no sistema de Macrodrenagem, e incluem galerias de grande porte, canal a céu aberto, meios fios, Bueiros Tubulares para escoamento das águas pluviais, além de calçadas para os perdestes e plantio de grama. Os recursos para o referido contrato 056/PMC/18 são na ordem de aproximadamente R$ 28 milhões, sendo cerca de R$ 13 milhões para a drenagem e R$ 15 milhões para os serviços de pavimentação e demais serviços.