Limpeza de ruas e avenidas inicia pela entrada da cidade

O trabalho de limpeza da área urbana de Cacoal está sendo ampliada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que está com todas as equipes de trabalho fazendo a poda da grama, árvores e retirando o mato. Por determinação do secretário Leandro Chagas, toda a atenção está sendo dada neste período o trabalho de limpeza da cidade, por ser a época do ano que o mato cresce com maior rapidez, em razão das chuvas, necessitando empenho de toda a secretaria.

De acordo com Leandro Chagas, a determinação da prefeita Glaucione Rodrigues é que em toda a cidade seja feita a limpeza. A determinação, além da questão de embelezamento das ruas, está diretamente ligada com a trafegabilidade, já que em muitos cruzamentos o mato pode atrapalhar a visão dos condutores de veículos.

Além das entradas da cidade, a limpeza vai fazer a poda nas avenidas e ruas, seguindo um cronograma pré-estabelecido pela SEMMA de forma que toda a cidade seja atendida.

Programa Pensando no Amanhã vira lei em Cacoal

Entrou em vigor no ultimo dia 30, sancionada pela Prefeita de Cacoal Glaucione Rodrigues, a lei “Programa Pensando no Amanhã” no qual a Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (AMEC) proporcionará a crianças e adolescentes com faixas etárias de 6 a 17 anos diversas atividades esportivas. As atividades serão realizadas fora de horário escolar e envolverão volei, basquete, natação, futebol, futsal, judô, peteca, artes marcais, handebol, atletismo e ginástica.

O projeto de iniciação esportiva existe desde o ao de 2003, agora transformado em lei e se tornando o “Programa Pensando no Amanhã”, tem como objetivos principais promover a integração social, estimular o desenvolvimento esportivo das modalidades em Cacoal. Visa também proporcionar por meio do esporte o desenvolvimento integral do individuo e sua formação para o exercício da cidadania, proporcionar um ambiente físico estimulante para o desenvolvimento da personalidade esportiva da criança e que desperte toda a capacidade imaginativa da mesma, entre outras.

No ano de 2017 as escolas de iniciação esportiva atenderam aproximadamente 1500 crianças em nove modalidades esportivas com núcleos espalhados pelo município e a tendência para o próximo ano é que estes números aumentem de 30 a 40% com as expansões das áreas de atuação dos professores da Amec. De acordo com o diretor-gral da Amec, Weliton Nunes, a transformação do programa em lei é uma conquista para o município e fortalecerá o esporte local nos próximos anos, “alem de nos dar o prazer de poder atender cada vez mais as crianças e jovens de Cacoal”.