A judoca Amanda Arraes, que coleciona títulos internacionais por Rondônia e Cacoal, vai para a Alemanha na próxima semana para participar da Taça Europeia Berlim de judô. Desta vez Amanda contou com o auxílio de 80 patrocinadores, entre empresários, pais de alunos e outras formas de arrecadação de recursos para subsidiar sua viagem. “Só tenho a agradecer, muitas pessoas contribuíram e vi que tem muita gente torcendo por mim”, comentou.

A jovem judoca, de apenas 19 anos, é faixa preta de judô, e hoje é inspiração para outras crianças e adolescentes no esporte em Cacoal. Entre elas Letícia Correia, de 11 anos, que também começou a lutar aos 9 anos,  e no mês de agosto viaja para Curitiba para participar do seu primeiro Campeonato Brasileiro de Judô. A pequena treina pesado, sob o olhar atento do Sensei  Antonio Nunes, que tem sido ajudado a descobrir e lapidar novos talentos. Há 11 anos ele atende crianças e adolescentes na escola Paulo Freire, pelo projeto Judô Comunidade. “Estamos aqui na escola que tem revelado inúmeras crianças, inclusive a própria Letícia, que a gente acredita se inspira na Amanda”, analisou.

Pensando no Amanhã

O incentivo ao esporte, especialmente à iniciação esportiva é uma realidade em Cacoal com vários projetos. A Amec realiza há 11 anos o trabalho de iniciação esportiva ‘Pensando no Amanhã’, que atende mais de 1,8 mil crianças e adolescentes com nove modalidades esportivas em 15 núcleos esportivos.

Segundo o presidente da Autarquia, Wellinton Nunes, o suporte para os atletas no esporte é um dos trabalhos da Autarquia,  e um das prioridades da Prefeitura, que vai subsidiar a viagem de três judocas para competições fora do estado, entre as quais a pequena Letícia. “Hoje nós temos atletas de alto rendimento e a Prefeitura tem ajudado, como já ajudou vários judocas a competir fora do estado. Além disso a iniciação esportiva através do Pensando no Amanhã tem como destaque o judô, com quase 200 alunos praticando esta modalidade”, disse.