Nesta semana será lançado o programa Escola Viva, um conjunto de ações conectadas, pensadas, elaboradas e executadas pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O programa será lançado em três escolas: No dia 24 de julho às 19h, na escola Luiz Lenzi, dia 26 de julho no Centro de Educação Infantil Marechal Rondon, às 19h e na escola Monteiro Lobato o evento foi reagendado para segunda-feira, dia 29 de julho, às 16h.

Investimentos

O programa inclui reformas e investimentos em mobiliário para alunos e professores, das 24 escolas urbanas e rurais. Além de equipamentos eletrônicos, equipamentos de cozinha, TVs, ar condicionados e outras benfeitorias.

Além disso, considera os aspectos pedagógicos, de formação individual, condições de infraestrutura, valorização e formação dos profissionais da educação, de qualificação da alimentação escolar, acesso e permanência à escola e fortalecimento da rede de proteção à criança.

Alcance

O Programa Escola Viva atenderá mais de 6,4 mil alunos, ou seja, 100% das unidades escolares, observando a peculiaridade de cada instituição e comunidade escolar.

Com foco dinâmico, o Programa Escola Viva, inicia-se com ações em diversas frentes, que visam a contemplar a educação ofertada pelas escolas municipais e passará a integrar as políticas educacionais da prefeitura de Cacoal.

A prefeita Glaucione Rodrigues lembrou que muitas novidades estão sendo encaminhadas para a educação: “Neste momento encaminha-se muita coisa para a educação: Mobiliários novos, salas climatizadas de todas as escolas, Internet, secretaria funcionando, nós queremos uma Escola Viva, bem pintada, com merenda boa, qualidade de ensino e para isso estamos trabalhando em conjunto com a comunidade”, disse.

AÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA VIVA

Formação Continuada – Promoção contínua de formação, aperfeiçoamento e qualificação aos profissionais da educação.

Valorização dos profissionais da educação – Aumento do auxílio de alimentação, implantação da atualização do Piso Nacional do Magistério, correção na gratificação de vantagem pessoal com os mesmos percentuais de atualização do Piso Nacional do Magistério.

Disponibilização de equipamentos e mobiliário para unidades escolares da rede municipal de ensino de Cacoal – Tendo 100% das unidades escolas atendidas.

Revitalização das escolas e centros de educação infantil que compõem a rede municipal de ensino de Cacoal – Manutenção da estrutura física e ambiente externo das instituições e contratação de atividades operacionais subsidiárias.

Qualificação no processo aquisição e produção dos gêneros alimentícios que compõem a merenda escolar – Com a descentralização do repasse financeiro para aquisição da alimentação escolar.

Qualificação da oferta do Transporte Escolar – Ampliação da frota própria com 25 ônibus  escolares e expansão da cobertura da malha viária com serviço de Transporte Escolar.

Reforma e ampliação das instalações de unidades escolares municipais – Promover reformas estruturais, elétricas e de combate a incêndio e pânico nas unidades escolares municipais.

Constituição de um Núcleo Municipal da rede de Proteção à Criança e aos Adolescentes – Realizar trabalhos de conscientização, informação, atuação e fortalecimento da rede de proteção às crianças e aos adolescentes.

Instituição de programa de reconhecimento de produção artística e intelectual da rede – Criação com anualidade, do Prêmio Escola Viva e Receita Premiada.