Nesta semana os profissionais de educação participam de atividades de formação

Professores, supervisores, gestores e profissionais da educação participam de ciclo de capacitações sobre a Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As aulas acontecem na Facimed, nesta quarta e quinta-feiras.

As ações fazem parte do amplo programa de investimentos em Educação, Escola Viva, da Prefeitura de Cacoal, executado pela Semed.

O trabalho feito em todo o país visa mudanças no currículo da educação para uma abordagem pedagógica mais atualizada. O Doutor em Educação, o professorJúlio Ribeiro é quem ministra os trabalhos. “Um momento muito rico e de muita discussão, a gente está num momento de se questionar os moldes da educação, o que faz sentido continuar ensinando em sala de aula. A BNCC trás pra gente quais são as aprendizagens essenciais, aquilo que não pode deixar de ser ensinado, tudo que vai ser complementado à base é o momento da discussão, que vai gerar aulas mais conscientes, que tende a fazer uma educação bem melhor”, disse.

O primeiro módulo foi realizado no mês de junho e o terceiro módulo será em outubro. O Professor de História Márcio Rodrigo, que ministra aulas da disciplina em quatro escolas explicou que os professores dão continuidade às mudanças em grupos de trabalho após a realização dos módulos. “Nós estamos fazendo as mudanças necessárias, o estado faz cerca de 60% e nós fazemos outros 40% das mudanças”,falou.

Formação continuada

Nesta semana a Secretaria Municipal de Educação realizou também formação continuada para secretários escolares. Este momento de estudo teve como objetivo capacitar secretários, diretores e supervisores escolares sobre os procedimentos do serviço de escrituração escolar.

Este suporte pedagógico contribui para o bom funcionamento das secretarias escolares, de acordo com o que preconiza a legislação educacional.