Foi firmado um acordo entre município e Facimed, com parceria do Estado para a inauguração de uma Unidade Central de Saúde (UCS). A Unidade foi inaugurada nesta segunda-feira pela manhã, com a presença de vereadores, servidores da saúde, do deputado Cirone Deiró e muitos parceiros da saúde entre os quais a Facimed,  representada pela diretora geral Sandra Marques.

A UCS será administrada pela Prefeitura, com parceria da faculdade e vai contar com dois médicos, além de professores e acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e técnicos de Enfermagem do município. Os atendimentos à comunidade serão de consultas médicas de baixa complexidade como: Aferição de Pressão, troca de receitas, cortes, suturas, consultas médicas e outros atendimentos simples, no sistema de acolhimento por classificação de risco. Os atendimentos serão das 7h da manhã às 19h, de segunda a sexta-feira.

A prefeita Glaucione Rodrigues disse que este é um novo modelo de gestão em saúde, com parcerias: “Nós criamos um modelo novo para que pudéssemos abrir as portas, no Brasil foram construídas muitas UPAs, mas sem condições de funcionamento. E hoje esta unidade, mediante parceria vai atender à comunidade. Não será uma Unidade Básica de Saúde, nem um hospital para internação, mas vai preencher uma lacuna existente entre as UBS e o Heuro, para um primeiro atendimento”, explicou.

Outros investimentos em saúde

A saúde municipal tem melhorado muito na atual gestão com diversas medidas. Em 2018 cinco novas Unidades básicas de Saúde foram inauguradas nos bairros São Marcos, Habitar Brasil, Morada do Bosque, Village do Sol e no distrito de Divinópolis, aumentando a cobertura de atendimento à comunidade nos bairros.

A Unidade de Saúde Nova Esperança está em reforma e será reinaugurada em breve. A Unidade de Saúde do bairro Alpha Park também está sendo estruturada para entrar em funcionamento em breve.

O hospital Materno Infantil também está sendo reformado, por meio de recurso federal da rede Cegonha. A unidade hospitalar, construída há 45 anos, possui atendimentos de Pediatria, Obstetrícia e Maternidade. A reforma será na estrutura interna das alas pediátrica, obstétrica, maternidade, berçário, centro cirúrgico e outros espaços.

Um novo hospital está em construção no bairro Greenville. A obra é proveniente de convênio federal do ex-senador Valdir Raupp, e contempla ampla estrutura para atendimentos em saúde, tanto para Cacoal quanto para outros municípios. No entanto, o hospital ainda levará dois anos para ficar pronto, devido ao tamanho da obra.

Aumento nos atendimentos

Em um comparativo de 2016 a 2018 é possível observar o aumento no número de atendimentos em saúde, num quadro geral. Segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2016, 703 pessoas foram atendidas com aplicação de medicamentos, o número subiu para 2.064 em 2017 e disparou para 26.702 atendimentos no ano seguinte.

No Ambulatório Especializado o aumento foi no número de exames.  Em 2016 foram realizados 4.782 exames de Ultrassom, em 2017 foram 7.161 e em 2018 foram 8.185. Atualmente são realizados cerca de 500 ultrassons por mês no Ambulatório Especializado. Os procedimentos são diversos, desde os mais simples até os mais complexos, como: Dopler e Morfológico, Abdômen total, Obstétrico, Ultrassonografia transvaginal, Exame de Próstata, Cervical, exame das vias urinárias, entre outros.

O número total de atendimentos no Ambulatório subiu quase 80% em dois anos. Em 2016 foram atendidas 27.078 pessoas, em 2018 o número subiu para 42.073 atendimentos. O maior número de atendimentos foi de consultas médicas, exames de ultrassonografia, testes rápidos, atenção básica à comunidade e aferição de pressão.