A edição de 2019 dos Jogos Indígenas, realizada pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec), com o apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), foi disputada pela primeira vez em uma aldeia do município.Os jogos terão iniciaram neste sábado (14) a partir das 8 horas nas dependências da aldeia Pin Paiter Suruí, na Linha 9 e foram encerrados no domingo.
A competição teve a participação de 400 atletas por 11 diferentes aldeias disputando as seguintes modalidades, prova de fogo, arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança, corrida de tora, futebol society, atletismo, voleibol 4×4 além de apresentações culturais. Foram jogos emocionantes, com uma torcida vibrante e participativa. Ao final o resultado da competição ficou assim:
1ª lugar – Real Madrid (aldeia Lapetaña)
2º lugar – Borussia (aldeia Joaquim)
3º lugar – Lobó (Aldeia Lobó)
A realização dos jogos tem como finalidade o congraçamento entre seus povos, por meio do incentivo ao coletivo na pratica de seus esportes tradicionais e aderindo novas modalidades, com o objetivo de ter o esporte como identidade cultural, voltando à promoção da cidadania indígena.