Centenas de pessoas já passaram por treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Cacoal

Nesta sexta-feira a prefeita Glaucione Rodrigues e o deputado Cirone Deiró participaram da conclusão do curso de Defumados, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com parceria da Prefeitura, na associação União Capixaba, na linha 11. Na oportunidade mulheres que vivem na região aprenderam a defumar carnes, produzir bacon, linguiça e outros produtos com carne suína, bovina, de carneiro, além de peixe e frango.

O secretário de Agricultura, Sidcley Sotelle, e a mobilizadora dos cursos do Senar, Cleonir Barbosa, também participaram do encerramento do curso. Segundo Cleonir, este ano o Senar deve chegar a 675 famílias atendidas em Cacoal. Só na modalidade de defumados já foram atendidas mais de 50 mulheres.
A presidente da Associação de Mulheres Departamento Feminino Beija-Flor, Maria de Fátima, disse que as mulheres da linha 11 já se reúnem mensalmente para vender pastéis e queijo na associação, e agora a expectativa é de produzir defumados: “Agora vamos nos organizar para produzir não só para as famílias, mas também para vender”, disse.
A prefeita Glaucione Rodrigues sugeriu às mulheres aperfeiçoarem e organizarem a produção, já que o mercado para a venda do produto existe: “Em Cacoal temos 42 agroindústrias extremamente organizadas, e nenhuma neste segmento”, analisou. O deputado Cirone Deiró se prontificou a auxiliar com recursos as mulheres, que pretendem montar uma mini panificadora.
Apicultura
Na Secretaria de Agricultura também foi feito o encerramento do curso de Apicultura, oferecido durante toda a semana. A atividade também está sendo impulsionada por meio de cursos, este já é o terceiro nesta modalidade realizado em Cacoal pelo Senar.