Frutas, verduras, legumes e outros alimentos incrementam ainda mais a merenda escolar dos alunos das 24 escolas urbanas e rurais de Cacoal. As crianças recebem refeição completa e nas creches um lanche da manhã. Os investimentos da Prefeitura de Cacoal na qualidade da merenda são constantes, com monitoramento feito por nutricionistas e cardápio balanceado, garantindo o valor nutricional adequado das refeições.

Segundo a nutricionista da Semed, Melina Melo Patriota de Carvalho, as refeições suprem cerca de 30% da necessidade diárias de nutrientes dos alunos. “São alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, e sabemos que isso faz toda a diferença na saúde e até na disposição dos alunos para estudar e aprender”, avaliou.

Agricultura familiar

A melhoria da qualidade da merenda por meio da compra de produtos de qualidade é uma das ações do programa Escola Viva, que também visa incentivar os profissionais que trabalham diretamente na alimentação escolar. Os alimentos são adquiridos dos agricultores ligados à CooperCacoal.

A prefeita Glaucione Rodrigues tem acompanhado de perto os trabalhos, e avalia que uma merenda adequada é fundamental para a qualidade de vida das crianças. “Nas escolas temos refeições, a criança é bem alimentada e isso faz toda a diferença”, observou.

Horta

Em reunião do Conselho de Alimentação Escolar, realizada nesta semana, também foi lançado o projeto para uma horta com temperos e cheiro verde. O projeto piloto será desenvolvido na escola Doutor João de Deus Simplício, na linha 14, e também terá participação dos alunos. Além disso, será realizado um concurso de receitas entre as merendeiras da rede municipal. Elas já começaram a elaborar receitas para concorrem ao prêmio, que será anunciado dia 25 de novembro.