Cacoal foi escolhida para o 12º templo da missão, o maior já construído em mais de uma década de projeto

O projeto Munami, Mutirão Nacional Missionário, da União de Homens Batistas do Brasil, existe há 12 anos no Brasil. É uma missão voluntária da igreja Batista, que além de voluntariado para evangelismo, promove a construção de templos em tempo recorde, apenas 12 dias, sempre entre os dias 1º e 12 de outubro. Cacoal foi escolhida para sediar o 12º templo da missão Munami. O local escolhido foi da igreja Batista Memorial, no bairro Vista Alegre, que atualmente funciona numa sede antiga, construída em madeira.

Trabalho intenso e fé

O templo novo está sendo construído por 65 voluntários, e terá 180 m², o maior já construído nas missões, com capacidade para 110 pessoas. Segundo o coordenador dos trabalhos, Jamil Dias Alves, os voluntários vem de vários estados do Brasil e trabalham muitas horas por dia para cumprir a missão. “Os voluntários são das mais diversas áreas, e aprendem na prática, são de 10 a 12 horas de trabalho por dia para concluir a tempo”, explicou.

Ezequias Fernandes da Silva veio de Alto Paraíso para ajudar na obra da igreja, e disse que o resultado só é possível pela fé. “Ninguém entende como conseguimos, mas sempre deu certo, é um trabalho que é inexplicável, como as coisas de Deus, que só entendemos pela fé”, disse.

O templo fica localizado na avenida Primavera, nº 2389, esquina com a Gonçalves Dias, no bairro Vista Alegre, e foi inaugurado em um culto de agradecimento, no sábado, 12 de outubro.

Evangelização e cursos

Além dos 65 voluntários que trabalham na construção, outros 100 voluntários trabalham com evangelização, visitando a comunidade a aldeias indígenas na região. Outro eixo do trabalho é a realização de cursos gratuitos para a comunidade, realizados no Centro de Esportes Unificado do Vista Alegre (CEU). Ali as mulheres fazem cursos de pintura em tecido, oferecidos pelas voluntárias da missão. Este trabalho tem apoio da Prefeitura de Cacoal, por meio da Semast, que dá apoio logístico e lanches para as alunas do curso.