Na manhã desta terça-feira (17/03), a prefeita  Glaucione Rodrigues, solicitou uma coletiva para informar a imprensa do município de Cacoal, a decisão de suspender as aulas de escolas públicas e particulares da rede municipal,  por 15 (quinze) dias a partir de amanhã (18/03).

Escolas na área urbana e rural terão suas aulas suspensas como medida de prevenção aos avanços da Pandemia do Novo Coronavírus COVID-19, já que as crianças correm risco semelhante de infecção que a população em geral, embora com probabilidade menor de apresentar casos graves, portanto devem ser consideradas nas análises de transmissão e controle, diz a OMS.

Até o momento o município de Cacoal, não tem nenhum caso suspeito do Coronavírus, mas para evitar a proliferação  na cidade,  devem  ser redobrados neste momento os cuidados básicos de higiene ( lavar as mãos com água e sabão e usar álcool 70º) .

Ficam suspensos os treinamentos, cursos, reuniões, eventos coletivos, culturais, esportivos, e ainda aglomerações em shopping, inclusive evitar que  mais de uma pessoa da mesma família vá a supermercados e afins. Evitar o acesso em áreas de grande circulação de pessoas poderá contribuir para a prevenção.

O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus,  estará em postos de entradas como Aeroporto e Rodoviária e outros ambientes,  a fim de monitorar as pessoas que chegam de viagem e trabalhar na prevenção.

A prefeita alertou que não é preciso haver pânico, mas que o cuidado é responsabilidade de todos e que pessoas que cheguem de viagem internacionais e de cidades com casos confirmados, mesmo sem sintomas, fiquem em isolamento por até 7 dias, período que o Coronavírus fica encubado no organismo, sendo  acompanhado pela equipe de vigilância.

Para quem tiver sintomas respiratórios leves, a orientação é comunicar à Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica pelos telefones: 3907-4092 / 9 9904- 2201, para buscar orientação.  Em caso de apresentar sintomas graves como tosse seca, dor de garganta, febre alta (incessante), falta de ar, diarréia, dor muscular de cinco à  sete dias seguidos, deve-se entrar em contato informando que será  deslocada uma equipe de profissionais até a residência para fazer o monitoramento clínico do paciente.