A Prefeitura de Cacoal comunica que seguindo Decreto Estadual e recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus,  decidiu suspender as aulas de escolas públicas e particulares da rede municipal, por 15 (quinze) dias, a partir de hoje (18/03), podendo ser prorrogado.

Até o momento o município de Cacoal, não tem nenhum caso suspeito do Coronavírus, mas como medida de prevenção aos avanços da Pandemia do COVID-19 no Brasil, e a fim de evitar proliferação na cidade, devem ser redobrados os cuidados básicos de higiene ( lavar as mãos com água e sabão e usar álcool 70º).

Ficam suspensos os treinamentos, cursos, reuniões, eventos coletivos, culturais, esportivos, e ainda aglomerações em  shopping,  cinemas,  praças,  festas, bares, e afins, devendo os órgãos não elencados no Decreto agir de forma preventiva.

O Comitê Gestor, estará em postos de entradas como Aeroporto e Rodoviária, a fim de monitorar as pessoas que chegam de viagem e trabalhar na prevenção, sendo necessário que pessoas que cheguem de viagem internacionais e de cidades com casos confirmados, mesmo sem sintomas, fiquem em isolamento por até 7 dias, período que o Coronavírus fica encubado no organismo.

Para quem tiver sintomas respiratórios leves, a orientação é comunicar à Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica pelos telefones: 3907-4092 / 9 9904- 2201, para buscar orientação.  Em caso de apresentar sintomas graves como tosse seca, dor de garganta, febre alta (incessante), falta de ar, diarreia, dor muscular de cinco à  sete dias seguidos, devem ser informadas, e assim será  deslocada uma equipe de profissionais até a residência para fazer o monitoramento clínico do paciente.

COMITÊ DE CONTINGÊNCIA DO CORONAVÍRUS -COVID-19  –

PREFEITURA DE CACOAL, O TRABALHO É DIÁRIO