NOVO DECRETO: Medidas de prevenção ao Coronavírus são anunciadas

A Prefeita de Glaucione Rodrigues anunciou na noite desta sexta-feira, o novo Decreto  DECRETO Nº 7.589/PMC/2020, que  dispõe sobre novas medidas de prevenção ao contágio e enfrentamento da propagação decorrente do novo Coronavírus – covid-19 no município de Cacoal, em complemento ao decreto n. 7583/20. O novo Decreto suspende pelo prazo inicial de 10 (dez) dias, todas as atividades com atendimento ao publico, festas e eventos de qualquer natureza, culto e missa de qualquer religião ou credo,  salões de beleza e centros estéticos; estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, inclusive bares, restaurantes, shopping center e lojas de conveniências, vendedores ambulantes e afins. Confira na íntegra o Decreto!

Download (PDF, 85KB)

BOLETIM INFORMATIVO IV

SOBRE O CORONAVÍRUS EM CACOAL

20 DE MARÇO DE 2020

Com o objetivo de informar a população, combater publicações não oficiais (fake news) e tranquilizar os moradores acerca das ações realizadas pelo Grupo de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e o Grupo Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus divulga os casos suspeitos notificados em Cacoal, até o dia 20 de março ás 18h00min.

Na tarde desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde do município Célia Calado, em entrevista coletiva a imprensa, anunciou que mais três casos suspeitos foram notificados  no município. Os novos casos de Cacoal deverão estar atualizados no próximo Boletim Oficial do Governo do Estado.

A Secretária também explicou que os resultados divulgados pelo Boletim oficial da Prefeitura de Cacoal são em tempo real e notificados pelo Grupo de Enfrentamento ao Coronavírus no Município e que o sistema do Estado leva certo tempo para processar todas as informações, por isso acontece à divergência entre o resultado do Boletim da Prefeitura e o Boletim do Estado.

A Prefeita Glaucione Rodrigues em transmissão ao vivo em sua página oficial, falou das decisões que estão sendo tomadas, inclusive sobre os cancelamentos dos vôos para Cacoal, a partir de segunda-feira dia 23. A Prefeita conclamou a população para estar juntos nesta luta e que o melhor neste momento é ficar em casa, para o bem de todos.

SUSPEITOS: 10 (dez) casos de Coronavírus em Cacoal.

CONFIRMADOS: 00 (ZERO)

Prefeitura de Cacoal – O Trabalho é Diário!

Coronavírus: Com sete casos suspeitos Prefeitura de Cacoal orienta população

Na tarde desta quinta-feira (19/03), a Coordenadora de Vigilância em Saúde, do Grupo de Enfrentamento do CORONAVÍRUS  da Prefeitura de Cacoal,  Ivani  Gromann concedeu entrevista  coletiva a imprensa, para atualizar os números de casos suspeitos, no município.

Foram NOTIFICADOS, mais quatro casos suspeitos, totalizando sete esta semana, esses pacientes estão em ISOLAMENTO domiciliar.  Na manhã desta sexta-feira (20/03) foram colhidas amostras e encaminhadas para o LACEN para que seja feita a contraprova, e é previsto que os resultados sejam disponibilizados dentro de até  três dias.

Dentre os quatro casos suspeitos, estão  homens e mulheres adultos  que se enquadram no grupo de risco da OMS e do Ministério da Saúde, sendo um  caso oriundo do Rio de Janeiro,  um caso vindo de São Paulo, e dois casos do exterior,  casos esses que apresentam sintomas leves, mas que por precaução estão em quarentena (14 dias).

A coordenadora informou que estudos comprovam  que 80% dos casos registrados e confirmados são assintomáticos, ou seja, são de pessoas que não apresentam nenhum sintoma, e que apesar dos pacientes que desenvolvem a doença serem duas vezes mais contagiosos, os assintomáticos chegam a ser seis vezes mais numerosos mesmo com capacidade menor  de infectar outros, tornando-se o motor da pandemia.

Por isso é preciso que haja consciência da população em ficar em casa, pois o vírus pode está circulando despercebido, as recomendações precisam ser seguidas para que não haja surto no município.