Prefeitura convoca aprovados no concurso da Saúde de Cacoal

A Prefeitura de Cacoal  publicou  no Diário Oficial do Município, desta terça-feira (24), a convocação dos aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde, para contratação Emergencial e Temporária, considerando o Decreto de Calamidade Pública declarado pelo  Estado de Rondônia por meio do Decreto Estadual n. 24.887/2020.

Foram convocados Técnicos de Enfermagens (6), Enfermeiros (6), Médicos (9). Os candidatos têm o prazo de cinco (5) dias, a partir da publicação, para enviarem a documentação necessária para contratação  para o EMAIL: rhsemad@gmail.com, conforme os itens 12.6 e 12.7 do Edital Nº 002/2019/PMC/SEMAD , o não comparecimento no prazo acarretará a perda da vaga.

A lista  dos candidatos abaixo estão na ordem de classificação na Homologação do resultado final do processo seletivo.

CARGO: MÉDICO CLÍNICO GERAL

15º MARLI COSTA FERREIRA 29
16º ROSEMEIRE VERONEZI 29
17º GILSEIA NUNES ARNALDO 28

Trabalho realizado antes da suspensão das aulas, pelo Coronavírus

Para comemorar o dia Mundial da Água escola desenvolve atividades de conscientização em Cacoal

Os trabalhos foram realizados antes da suspensão das aulas devido ao Coronavírus.

Para comemorar o dia Mundial da Água, a equipe docente da escola de Educação Básica Municipal Rodolfo Luchtenberg, desenvolveu atividades didáticas, enaltecendo a importância da água e a sua economia no dia-a-dia.Alunos dos 5º anos da escola, sob a coordenação do professor Edivonaldo Rodrigues Pereira e com o apoio da supervisora Anna Paula Mariano Folle e da Diretora Itatiany Alves de Oliveira, reforçaram a conscientização sobre o não desperdício da água.

Trabalho realizado antes da suspensão das aulas devido ao Coronavírus.

Nos dias 06 ao dia 15 de Março, foram produzidos vídeos, com a participação dos pais dos alunos, orientando a sociedade sobre a importância da água, destacando fechar a torneira, o banho rápido, a preservação ambiental, e trabalhando a conscientização dos alunos para que a mudança de hábito sejam fundamentais para futuras gerações.

O projeto contou com a parceria dos pais que compareceram à reunião no inicio do ano letivo 2020, e gerou um momento propício a aprendizagem pois promoveu um envolvimento: Família X Escola X Aprendizagem. O Resultado foi simplesmente e com muita criatividade alunos e pais cumpriram o desafio proposto, gerando conhecimento significativo.

Por razão do dia Mundial da Água ser comemorado no dia 22 de Março, e as aulas estarem suspensas em razão da prevenção ao CORONAVÍRUS, a escola apresentou o resultado final de suas produções nas redes sociais.

Comitê de Enfrentamento em parceria com Governo de RO intensifica ações de combate ao COVID-19 em Cacoal

A Prefeitura através do Grupo de Enfrentamento ao CORONAVÍRUS em Cacoal,  tem feito um trabalho integrado com o Governo do Estado de Rondônia, que em virtude dos três casos confirmados, decretou Estado de Calamidade Pública no estado,  Decreto Governamental nº 24.887.

Uma ação conjunta, com a Polícia Militar, AGEVISA, PROCON, buscando fiscalizar os estabelecimentos comerciais que tentam descumprir também o Decreto municipal, haja vista que nenhuma ação pode seguir em caminhos contrários, onde o Estado vai para um lado e a Prefeitura vai para outro.

Todas as ações são conjuntas e reuniões diárias com a PM, CDL, ACIC, são acompanhadas por técnicos da Vigilância de Saúde para que possa ser dado total tranqüilidade e  transparência à população.

Vale ressaltar o emprenho da CDL, que vem ajudando a Prefeitura, reforçando com comunicados para as empresa o Decreto Estadual,  recomendações do Ministério Público do Estado/ RO, o Decreto Municipal, por meio de todas as suas redes sociais, e canais de informações, e  a contratação de carros de som para informar a população do município de forma mais ampla.

Para agilizar os atendimentos a Prefeitura criou uma Central com três linhas telefônicas, para fazer a triagem de possíveis casos suspeitos, o COVID-19 Cacoal: 3907-4092,                                        99904-2201 / 99908-9426,  que atende das 7hs às 19hs, com orientações dos profissionais, indicando se há necessidade de se deslocar para as Unidades de Saúde  (UBS/UCS).

O município está enfrentando essa pandemia com prevenção, os  profissionais estão sendo capacitados, com objetivo de seguir os procedimentos conforme diretrizes do Ministério da Saúde, sempre com o devido cuidado para não levar pânico para a população, mas tem mantido a precaução de isolamento social para toda a população. A meta é que os serviços de saúde estejam preparados para atender e orientar todos os pacientes com rapidez e segurança.

Já foram registrados 14  casos suspeitos da doença em Cacoal, e são aguardado os resultados dos exames enviados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia- LACEN/RO.  Os casos suspeitos estão sendo monitorados e orientados pelos profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, que está acompanhando todas as atualizações e verificando diariamente a evolução dos sintomas dos casos suspeitos que estão de quarentena.

O COMITÊ RECOMENDA:

– Todos as pessoas deverão permanecer em CASA, exceto as que estão trabalhando nos serviços essenciais.  Decreto Nº 7.589/PMC/2020 de 20/03/2020;

Isolamento domiciliar de 14 dias de pessoas que viajaram para o exterior e outros estados;

Isolamento domiciliar de 14 dias de pessoas com sintomas respiratórios (dificuldade de respirar, tosse seca, dor de garganta e,  acompanhada ou não de febre) e  das pessoas que residem no mesmo domicílio, ainda que estejam sem sintomas.

PREFEITURA DE CACOAL, O ISOLAMENTO SOCIAL AINDA É A MELHOR PREVENÇÃO!