BOLETIM INFORMATIVO 46 – CORONAVÍRUS – COVID-19 – CACOAL

1º de Maio de 2020 (Sexta-feira)– A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde- SEMUSA e Coordenação de Vigilância em Saúde divulga o boletim com os casos suspeitos notificados da COVID-19 em Cacoal e outros municípios da Regional do Estado,  atualizados até as 17:00.

Em boletim extraordinário ao vivo, na página oficial do Facebook, na tarde desta sexta-feira 1º de maio, a Prefeita Glaucione Rodrigues e a Secretária Municipal de Saúde, Célia Calado, noticiaram o Segundo caso Positivo para a COVID 19 no município de Cacoal. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, 29 anos e que foi notificado pela Central Covid 19. O Primeiro foi de uma criança de 10 anos, notificado no dia 30 de abril. Segundo relato do Paciente, os sintomas tiveram inicio com febre, tosse, perda do olfato, paladar e dor no corpo e no dia 24 entrou em contato com a Central Covid, tendo sido coletado o exame no dia 25. Desde o dia da notificação o Paciente que reside sozinho, passou a ser monitorado pelos profissionais da saúde e está isolamento domiciliar. Até a tarde desta sexta-feira 1º, seu quadro era estável.

Download (PDF, 274KB)

Covid-19 em Rondônia:

Casos confirmados  – 585

Pacientes curados – 130

Óbitos – 18

Pacientes internados – 65

*Casos confirmados – 39 (sendo 15 na UTI)

*Casos suspeitos – 26 (sendo 04 na UTI)

Testes Realizados – 2.499

Aguardando resultados do Lacen – 83

Cacoal registra segundo caso da COVID 19

A prefeita Glaucione, reforça a orientação ás pessoas para que permaneçam em casa, usem o álcool gel, mantenha a distância recomendada pelos decretos e às orientações do Comitê de Enfretamento ao Coronavírus, como forma de reduzir as chances de circulação do vírus no município.

Sobre o estado de saúde dos dois casos positivos do município, a Secretária Célia Calado explicou que são casos leves e que estão em isolamento domiliciar. Para a Secretária a maior preocupação é que o paciente de 29 anos não viajou e não teve contato com outras pessoas, isso significa que o vírus pode estar circulando no município e com pessoas assintomáticas.

Célia Calado alertou ainda para que as pessoas que foram notificadas e estão em monitoramento, permaneçam em casa. “A partir do momento que recebeu a notificação, cumpra esse isolamento social e todas as orientações repassadas pelos profissionais. Infelizmente temos o segundo caso em Cacoal, mesmo com todas as medidas preventivas, além de outras ações de combate a essa pandemia, não estamos livres desse contágio”, disse a secretária.

Nesse momento a Secretaria Municipal de Saúde já iniciou a busca ativa dos possíveis contatos, os quais serão mantidos em isolamento domiciliar juntamente com seus familiares, independente de serem sintomáticos ou assintomáticos por 14 dias, a contar do dia do contato com o paciente positivo.

Assessoria/PMC

BOLETIM INFORMATIVO 45 – CORONAVÍRUS – COVID-19 – CACOAL

30 de Abril de 2020 (Quinta-feira)– A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde- SEMUSA e Coordenação de Vigilância em Saúde divulga o boletim com os casos suspeitos notificados da COVID-19 em Cacoal e outros municípios da Regional do Estado,  atualizados até as 17:00.

A prefeita Glaucione Rodrigues, junto com a Secretária Municipal de Saúde, Célia Calado, concederam na manhã de quinta-feira (30), entrevista coletiva à imprensa de Cacoal para noticiar de forma oficial o primeiro caso confirmado de Coronavírus no município.

A criança confirmada com a COVID-19, deu entrada dias atrás no Hospital Materno Infantil apresentando sintomas, como dor de cabeça e falta de ar. Recebeu os primeiros procedimentos e foi notificada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus como caso suspeito, sendo confirmado hoje pelo Lacen, como caso positivo

CASOS NOTIFICADOS SUSPEITOS:103 – Sendo 83 de Cacoal e 20 de outros municípios

CASOS CONFIRMADOS: 06 (01 de Cacoal – 5 de outros municípios

Óbito: 01

DESCARTADOS: 86 – 73 DE Cacoal e 13 de outros municípios.

AGUARDANDO RESULTADOS: 11 (9 são de Cacoal e 2 de Rondolândia –

OBS: Dos casos suspeitos aguardando resultados – 9 estão em isolamento domiciliar e 2 internados (EM HOSPITAL PARTICULAR).

NO ESTADO

CASOS CONFIRMADOS: 502