BOLETIM INFORMATIVO 63 – CORONAVÍRUS – COVID-19 – CACOAL

18 de Maio de 2020 (SEGUNDA-FEIRA) – A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde- SEMUSA e Coordenação de Vigilância em Saúde divulga o boletim com os casos positivos e  suspeitos notificados da COVID-19 em Cacoal e outros municípios da Regional do Estado,  atualizados até as 18 horas.

NOTIFICADOS SUSPEITOS:362           CACOAL: 307    OUTROS MUNICÍPIOS: 55

DESCARTADOS:281           CACOAL: 238       OUTROS MUNICÍPIOS: 43

CONFIRMADOS: 38         CACOAL: 30           OUTROS MUNICÍPIOS: 09

CURADOS: 27                    CACOAL: 23            OUTROS MUNICÍPIOS: 04

AGUARDANDO RESULTADOS: 43   CACOAL: 39      OUTROS MUNICÍPIOS: 04

Nesta segunda-feira (18), foram consolidados os seguintes resultados para Covid-19 em Rondônia:

Casos confirmados – 2.043

1 em São Miguel do Guaporé

Download (PDF, 195KB)

Mais 500 famílias beneficiadas com ligação da rede de esgoto em Cacoal

Cacoal que já atende 72% da população com rede de esgoto, da mais uns passos na expansão do esgotamento sanitário que atualmente em funcionamento já possui 104 km.  Cerca de 550 famílias estão sendo beneficiadas  com a ampliação da coleta e tratamento de esgoto nos bairros Conjunto Halley e Jardim Itália executado pelo Serviço de Água e Esgoto (SAAE).

Ampliação da coleta e tratamento de esgoto no bairro Jardim Itália executado pelo Serviço de Água e Esgoto (SAAE).

Com a rede pronta, a ligação do imóvel à rede pública é de responsabilidade do morador. A ação é simples: basta interligar a tubulação interna do imóvel à Caixa de Inspeção (CI), e desativar definitivamente as fossas sépticas.

O esgoto, após tratamento, será devolvido ao meio ambiente livre de poluição, contribuindo para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da cidade.

Para alertar sobre a necessidade da ligação na rede, o SAAE está encaminhando um comunicado nas residências dos moradores, orientando como deve ser feita a conexão da rede interna da casa até a rede pública de esgotamento sanitário.

“Os custos são altos, demanda muito tempo e o planejamento precisa ser criterioso para sua execução. No entanto, são obras essenciais para a melhoria da qualidade de vida e principalmente para a saúde da população. Com muito esforço e dedicação, estamos garantindo inicialmente aos moradores dos bairros Conjunto Halley e Jardim Itália o acesso ao saneamento básico e temos trabalhado incansavelmente para realizar as melhorias necessárias em nosso município”, frisou a prefeita.

O presidente do SAAE, Jadir Roberto Hentges, ressalta que a rede implantada é projetada para recolher apenas o esgoto doméstico, ou seja, dejetos da pia, ralo e vaso sanitário. Qualquer outro descarte, como lixo e água de chuva, ocasionam entupimentos e o retorno do esgoto para as residências dos usuários. Uma vez a residência ligada à rede de esgoto, a fossa deve ser desativada.

Quem tiver problemas técnicos para fazer a ligação, pode esclarecer dúvidas pelo canal de atendimento WhatsApp:  3907-4993/ 39074992 ou ligando para 3907-4991.

Além dos bairros Conjunto Halley, a implantação e expansão do esgotamento sanitário  seguirá cronograma e atenderá ainda os bairros Josino Brito, Novo Cacoal e Vista Alegre.

Bairro Bandeirante receberá esgoto sanitário drenagem e asfalto em Cacoal

Foto: Serviços na Rua Joaquim Rangel no Bairro Bandeirantes.

Com as licitações em andamento a Prefeitura de Cacoal, entregará rede de esgoto, drenagem de águas pluviais e asfaltamento que irá contemplar moradores do bairro Bandeirante.
Os serviços iniciarão pela Avenida dos Vanguardeiros, e seguirão para vias adjacentes do bairro. Considerando que esta é uma avenida de grande acesso tanto na área comercial quanto ligação a marginal o qual será de grande valia, atendendo os anseios da população local.

O valor investido será de R$ 1.080.000,00, sendo que R$ 1.000.000,00 com recursos de convênio e o valor de R$ 80.000,00 com recursos próprios.