Multa para quem descumprir novo decreto das medidas contra COVID 19

A Prefeita Glaucione Rodrigues anunciou nesta sexta-feira 05, o Decreto 7.0707/PMC/20, que altera o Decreto 7.641-A de 24 de abril de 2020 e impõem medidas rígidas para Plano Estratégico de retomada gradativa e segura das atividades econômicas no município de Cacoal.

Ficam mantidas as determinações de distanciamento social já recomendadas, bem como o uso obrigatório máscara, como forma de evitar a transmissão comunitária da COVID-19 e manter o achatamento da curva de proliferação do vírus em Cacoal.

As proibições do novo Decreto impõem ao infrator ao pagamento de 01 a 05 UFC, bem como poderá responder pelos crimes previstos nos artigos 268 e 330 do Código Penal. Fica proibido a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, festas particulares, encontros, visitas, churrascos, rodas de terere e narguilé, exceto reuniões de governança.

No rol das proibições também estão: a permanência e trânsito de pessoas em áreas de lazer e convivência, pública ou privada, inclusive em condomínios e residenciais, com objetivo de promover atividade física, passeios, eventos esportivos, eventos de pescas e outras atividades que envolvam aglomerações, exceto quando necessário para atendimento de saúde, humanitário ou se tratar de pessoas da mesma família que coabitam.

O funcionamento de cinemas, teatros, bares, banhos/balneários, casas de shows, boates e feiras em lugares fechados; O funcionamento de cinemas, teatros, bares, banhos/balneários, casas de shows, boates e feiras em lugares fechados;

Os restaurantes, lanchonetes, conveniências e congêneres poderão funcionar somente até às 22h30, ficando autorizado o serviço de entrega em domicílio (delivery), mas está proibido o consumo de bebidas alcoólicas nestes locais.

A prefeita Glaucione Rodrigues explicou que medidas mais severas foram necessárias, considerando o quadro epidemiológico que atravessa o País. “Rondônia passou a ser o número um em mortes pela Covid 19 em 24 horas, precisamos de medidas mais enérgicas para atravessarmos a essa barreira”, explicou a Prefeita.

As medidas adotadas desde o início da pandemia no município, têm contribuído para o controle da propagação do vírus. Barreiras sanitárias, desinfecção dos espaços públicos, fiscalização, distribuição de máscaras, Unidade Central com atendimento 24 horas, controle e o isolamento das pessoas infectadas, são algumas das ações realizadas no enfrentamento à COVID 19.

Download (PDF, 83KB)

Download (PDF, 150KB)

BOLETIM INFORMATIVO 81 – CORONAVÍRUS – COVID-19 – CACOAL

5 de junho de 2020 (sexta-feira) – A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde- SEMUSA e Coordenação de Vigilância em Saúde divulga o boletim com os casos positivos e  suspeitos notificados da COVID-19 em Cacoal e outros municípios da Regional do Estado,  atualizados até as 18 horas. A Prefeita Glaucione Rodrigues anunciou nesta noite um novo decreto de medidas, que devem ser adotadas para o enfrentamento à COVID 19, considerando  o aumento de casos e a falta de leitos nos hospitais.

CONFIRMADOS: 83 –

Suspeitos notificados: 731

Descartados: 627

aguardando: 21

Curados: 57

internados na UTI: 03

INTERNADOS ENFERMARIA: 03

Download (PDF, 195KB)

Cacoal confirma 82 casos para a COVID 19

Com 82 casos confirmados para a COVID 19, nesta quinta-feira 4, em Cacoal, a Prefeita Glaucione Rodrigues deve anunciar novas  medidas de restrições. Nas repartições públicas do município, por exemplo, além das medidas de prevenção e segurança já existentes, novas medidas estão sendo adotadas em cada repartição, revezamento de turnos de trabalho, bem como o controle de fluxo no gabinete e setores da Administração.

As medidas adotadas são recomendações do comitê técnico necessárias, considerando ao estágio de contaminação que está evoluindo no município. Na sua live diária, em sua rede social do Facebook, a Prefeita Glaucione Rodrigues falou da preocupação quanto ao aumento de casos nos últimos três dias e a distância que está dos confirmados para os curados. “Nós não temos mais vagas na UTI de Cacoal e são apenas 9 vagas na enfermaria e somente 1 leito na UTI Pediátrica. Com essa situação corremos os risco de cair de fase, quanto ao decreto do Estado”, explicou a Prefeita.

A Prefeita foi enfática na sua fala, ao dizer que o momento é de recuar e cuidar das famílias. “O momento é delicado e precisamos unir forças para passar por essas dificuldades. Agradecemos as equipes da saúde que estão colocando suas vidas para salvar outras vidas. É hora de compreensão e da responsabilidade de cada um, para cuidar de suas famílias”, finalizou.

O Boletim Informativo número 80, desta quinta-feira 4, registrou o seguinte panorama: CONFIRMADOS: 82 – Suspeitos notificados: 622 – Descartados: 509 – aguardando: 26  e Curados: 47. Desses 5 estão na UTI e 4 na enfermaria.

Assessoria PMC/05Junho/2020